O Navio Hidroceanográfico “Cruzeiro do Sul” realizou, no período de 18 de outubro a 5 de novembro, a Comissão “Pro Amazônia Azul”, cujo objetivo é executar pesquisas e coleta de dados hidrográficos e geofísicos na faixa oceânica entre o Estado do Rio de Janeiro e a Cadeia Vitória-Trindade.
O “Pro Amazônia Azul” visa à execução de pesquisa oceanográfica estruturada de alto nível na Amazônia Azul, sob a ótica da economia azul, com o propósito de promover o conhecimento científico, a conservação e o aproveitamento sustentável dessa área oceânica.
Durante a comissão, foi empregado, pela primeira vez no Brasil, o Geo-Spark 2000X (Sparker), equipamento de alta resolução que opera em profundidades de até 2.000 metros, para aquisição de informes sísmicos.
Sua utilização possibilitará, de forma inédita, reunir informações geológicas e geofísicas da Cadeia Vitória-Trindade, permitindo uma maior compreensão dos impactos que as mudanças climáticas causam nos oceanos.
A comissão durou 19 dias e contou com a participação de 13 pesquisadores da Universidade de São Paulo, da Universidade Federal do Espírito Santo, da Universidade Federal Fluminense e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que auxiliaram nas coletas de dados e demais atividades realizadas pelo navio.
GEO-SPARK 2000X em operação