O projeto X-59 da NASA, que tem como objetivo desenvolver um avião supersônico silencioso, atingiu uma etapa crucial com a conclusão da revisão de preparação para o voo. Esse avanço promissor poderia transformar as viagens aéreas, reduzindo o ruído dos estrondos supersônicos.
Um comitê independente da NASA avaliou a segurança do projeto X-59 para o público e o pessoal durante os testes em solo e em voo. Essa análise minuciosa dos riscos e perigos potenciais permitiu garantir a segurança necessária antes de prosseguir com os testes em voo.
A revisão de preparação para o voo é uma etapa inicial do processo de aprovação de voo. Segundo Cathy Bahm, gerente do projeto de demonstrador de voo de baixo estrondo da NASA, trata-se de um processo que visa identificar as ações necessárias antes de passar para a revisão de navegabilidade e segurança dos voos.
O projeto X-59, em colaboração com a Lockheed Martin, busca transformar o estrondo supersônico em um “golpe surdo” mais discreto. Esse desenvolvimento é central na missão Quesst da NASA, que pode permitir voos comerciais supersônicos sobre terras, algo proibido há mais de 50 anos devido ao ruído dos estrondos supersônicos.
A equipe do X-59 ainda precisa superar etapas importantes antes do início dos voos. Entre as próximas etapas, estão previstos testes em solo para integração dos sistemas e avaliação de interferências eletromagnéticas. Embora o design do X-59 seja inovador, ele incorpora componentes comprovados de outras aeronaves, como o trem de pouso de um F16.
Brad Neal, presidente do comitê de revisão de navegabilidade e segurança dos voos do X-59, destaca que, embora esses sistemas sejam derivados de aviões existentes, nunca funcionaram juntos antes.
Estrondo Supersônico
Um estrondo supersônico é uma onda de choque sonora gerada quando um objeto ultrapassa a velocidade do som no ar. Quando esse objeto, como um avião, ultrapassa essa barreira de velocidade, ele comprime as moléculas de ar à sua frente, criando uma onda de choque que se propaga para fora e para trás. Essa onda de choque se manifesta no solo como um ruído intenso, semelhante a uma explosão.
Esse fenômeno ocorre porque o avião se desloca mais rapidamente que as ondas sonoras que ele gera, forçando essas ondas a se comprimirem e formarem uma onda de choque cônica chamada onda de Mach. Quando essa onda chega ao solo, é percebida como um estrondo. Os estrondos supersônicos podem ser ouvidos a grandes distâncias e podem causar perturbações e danos, incluindo vibrações e quebra de vidros.
Para atenuar esses efeitos negativos, pesquisas estão em andamento para reduzir a intensidade dos estrondos supersônicos. O projeto X-59 da NASA é um exemplo disso, visando substituir o estrondo por um “golpe surdo” muito menos perturbador. Esses avanços podem permitir a reintrodução dos voos supersônicos sobre terras, atualmente proibidos em muitos países devido aos incômodos sonoros.
Fonte: NASA