A Marinha do Brasil participou, no dia 26 de novembro, da 2ª Reunião anual do Grupo de Trabalho Interforças (GTI) do Setor Cibernético O GTI teve como objetivo coordenar as atividades do setor em um ambiente conjunto e sinérgico.
Os trabalhos desenvolveram-se nas dependências do Comando de Defesa Cibernética (ComDCiber), localizado no Forte Marechal Rondon, em Brasília-DF. Estiveram presentes ao evento Oficiais da Marinha do Brasil (MB), Exército Brasileiro (EB) e Força Aérea Brasileira (FAB), além de representantes do Ministério da Defesa e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).
Na ocasião, foram debatidos diversos temas, com destaque para o Sistema Militar de Defesa Cibernética (SMDC); iniciativas de construção de banco de dados e compartilhamento do seu conteúdo entre as Forças com o propósito de consolidação de uma Consciência Situacional Cibernética, no âmbito da Defesa; A reunião foi presidida pelo General de Divisão Guido Amin Naves, Comandante do ComDCiber, um Comando Conjunto em cuja estrutura organizacional integra um Contra-Almirante, Oficiais e Praças da MB.
O evento foi coordenado pelo Chefe do Estado-Maior Conjunto do ComDCiber, Contra-Almirante Francisco Neves, e contou com a presença da Diretora de Comunicações e Tecnologia da Informação da Marinha, Contra-Almirante Luciana; Diretor do Centro de Inteligência da Marinha, Contra-Almirante Cambra e do Subchefe de Logística do Estado-Maior da Armada, Contra-Almirante André Macedo. “
O GT Interforças do Setor Cibernético foi mais uma oportunidade para a MB participar de relevantes discussões de temas que navegam no espaço cibernético", Afirmou o Chefe do Estado Maior Conjunto do ComDCiber, Contra-Almirante Francisco Neves.