Search
Close this search box.

Marinha do Brasil realiza ação de prevenção e combate ao Covid-19, em Paquetá-RJ

A Marinha do Brasil (MB), com o propósito de dar continuidade às ações de desinfecc?a?o de locais de grande circulação de pessoas, realizou, na manhã de quarta-feira, 8 de abril, nova ação de combate à proliferação do coronavírus, desta vez, na Estação das Barcas em Paquetá. Em coordenação com o Comando Conjunto do Leste, a ação está inserida no contexto da Operação “Covid-19”, em atendimento à diretriz emanada pelo Ministério da Defesa, que regula o emprego das Forças Armadas na prevenção e no combate ao vírus.

 Para a aça?o, a Marinha do Brasil empregou Embarcações de Desembarque de Viatura e Pessoal e Embarcações de Desembarque de Viatura e Material, assim como um Destacamento de Fuzileiros Navais composto por cerca de 30 militares, que, após o desembarque na Praia da Moreninha, em Paquetá, realizou a atividade de desinfecção Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR) na Estação das Barcas. Para a ação, foi utilizado um descontaminante a base de hipoclorito de sódio, com cloro ativo, e álcool 70%.

De acordo com o chefe de Estado-Maior do Grupamento Operativo de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR) da Marinha do Brasil, Capitão de Mar e Guerra (FN) Márcio da Mota Xerém, as ações de desinfecção que estão ocorrendo em locais de grande circulação de pessoas fazem parte de um contexto maior, envolvendo todo o território nacional e a partir de demandas acatadas por diversos comandos conjuntos em organizações militares ou distritos navais de todo o País.
 

“Nossos militares são capacitados para atenderem a essas demandas e possuem grande experiência, adquirida durante grandes eventos públicos realizados no país, como Copa do Mundo, Copa das Confederações e Olimpíadas. Por isso, foram selecionados para realizar essas atividades em prol da sociedade”.

 Usuário das barcas, o biólogo Antônio Edson ressaltou a importância do trabalho que vem sendo desenvolvido pelas Forças Armadas. “Esse trabalho de desinfecção é muito importante, pois transmite segurança e confiança às pessoas que dependem do transporte público para continuar realizando suas atividades”.

A capacidade de, a partir do mar, atuar em uma área de interesse no litoral, é inerente ao Poder Naval da Marinha. A mobilidade marítima, conferida pelo emprego de embarcações, somada ao emprego das tropas de Fuzileiros Navais, componente anfíbio do poder naval, possibilita à MB atuar em qualquer região que configure um cenário estratégico de interesse.

 A Estação das Barcas (Praça XV) foi o primeiro local a ser desinfectado, no dia 26 de março, em uma ação que contou com a participação de 49 militares do Corpo de Fuzileiros Navais, treinados em procedimentos de Defesa NBQR. No sábado, 28, o Terminal Alvorada do BRT passou por desinfecção.

 

<!–[if gte mso 9]><xml>



</xml><![endif]–><!–[if gte mso 9]><xml>

Normal
0


21


false
false
false

PT-BR
X-NONE
X-NONE
























</xml><![endif]–><!–[if gte mso 9]><xml>





















































































































































































































































































































































































</xml><![endif]–><!–[if gte mso 10]>
<style>
/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:”Tabela normal”;
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-parent:””;
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin-top:0cm;
mso-para-margin-right:0cm;
mso-para-margin-bottom:8.0pt;
mso-para-margin-left:0cm;
line-height:107%;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:11.0pt;
font-family:”Calibri”,”sans-serif”;
mso-ascii-font-family:Calibri;
mso-ascii-theme-font:minor-latin;
mso-hansi-font-family:Calibri;
mso-hansi-theme-font:minor-latin;
mso-fareast-language:EN-US;}
</style>

Compartilhar:

Leia também
Últimas Notícias

Inscreva-se na nossa newsletter