ITA e Purdue University colaboram para desenvolvimento do campus de Fortaleza

Atividades têm foco no ensino e pesquisa em Engenharia de Sistemas e Energia

ITA, por Tenente Leonardo E Agência Força Aérea, Tenente Johny Lucas

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e a Purdue University, instituição norte-americana, estão ampliando sua colaboração acadêmica por meio de acordos e atividades conjuntas. A parceria tem como objetivo principal promover a excelência acadêmica e científica, incluindo o apoio da Purdue na implementação do novo campus do ITA em Fortaleza. A iniciativa prevê intercâmbio de estudantes e o desenvolvimento de projetos colaborativos nas áreas de Engenharia de Energia e Sistemas, com foco em ensino e pesquisa.

Em outubro, o ITA recebeu a visita do Professor Doutor Fábio Henrique Ribeiro, diretor do Purdue Center for Innovative and Strategic Transformation of Alkane Resources. O centro é especializado no desenvolvimento de estratégias para a transformação de alcanos, hidrocarbonetos presentes em combustíveis fósseis e outras fontes químicas. Durante a visita, o professor foi recepcionado pelo Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado, Vice-Diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), e pelo reitor do ITA, Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi.

A programação incluiu visitas a instalações do ITA, como o Laboratório de Plasmas e Processos (LPP), o Centro de Competência em Manufatura (CCM) e o Laboratório de Combustão, Propulsão e Energia (LCPE), além do alojamento estudantil H8, que abriga alunos de graduação. Reuniões com docentes e estudantes também foram realizadas para discutir possíveis colaborações, reforçando os laços entre as instituições.

No mesmo período, estudantes da Purdue participaram do AeroDesign, competição organizada pela SAE Brasil que reúne equipes de universidades para compartilhar conhecimentos e técnicas em Engenharia Aeronáutica.

A cooperação também contou com uma visita do reitor do ITA, acompanhado por uma comitiva, a Indiana, nos Estados Unidos, em agosto. Na ocasião, a delegação brasileira foi recebida pelo presidente da Purdue, Professor Doutor Mung Chiang, e pelo diretor da Faculdade de Engenharia, Professor Doutor Arvind Raman. O encontro visou mapear áreas de pesquisa de interesse mútuo e elaborar bases técnicas para os novos cursos a serem oferecidos no campus de Fortaleza.

Além da Purdue, a comitiva do ITA visitou outras instituições de prestígio, como Massachusetts Institute of Technology (MIT), Harvard University, George Mason University e University of Illinois at Urbana-Champaign. As visitas relembraram a história do ITA, cuja fundação, na década de 1940, foi inspirada na experiência do Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho, que buscou no MIT a base para criar uma instituição de ponta no Brasil.

Quase 75 anos após sua criação, o ITA reafirma seu compromisso de liderar a formação em Engenharia e Inovação, conectando-se a referências globais para aprimorar práticas educacionais e expandir sua presença no cenário internacional. O novo campus em Fortaleza simboliza esse esforço, prometendo ampliar a capacidade de inovação e formação de profissionais de excelência para o país.

Purdue University

Fundada em 1869 em West Lafayette, Indiana, a Purdue University é uma das instituições de ensino superior mais renomadas dos Estados Unidos. Reconhecida como uma das cinco melhores universidades americanas no campo da Engenharia, também é famosa globalmente por suas contribuições inovadoras no setor aeroespacial, sendo considerada o “berço de astronautas”.

Fotos: ITA

Compartilhar:

Leia também
Últimas Notícias

Inscreva-se na nossa newsletter