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Instituto de Controle do Espaço Aéreo certifica novo radar

Gisele Bastos / Ten Jussara Peccini

O Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), sediado em São José dos Campos (SP), entregou na última semana (07/12) o Certificado de Avaliação de Conformidade do Radar Primário de Controle de Rota LP23SST, fabricado pela empresa Omnisys.

O novo equipamento, instalado no Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Pico do Couto (DTCEA-PCO), em Petrópolis (RJ), integra a rede de radares utilizados para o controle do tráfego em uma das regiões com maior movimento aéreo do País. Ele permite a incorporação de um canal meteorológico e da função de altitude das aeronaves detectadas.

O ICEA é o órgão do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), organização responsável pelo gerenciamento e controle das atividades relacionadas ao controle do espaço aéreo, incumbido de tratar de questões relacionadas ao tema para avaliar e testar produtos e equipamentos que operam no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

“Esta avaliação envolveu muito empenho e trabalho do efetivo. Temos satisfação do dever cumprido e por termos completado este processo de Avaliação de Conformidade junto com a Omnisys”, relatou o diretor do ICEA, Coronel Manoel Araujo da Costa Junior.

O LP23SST, ou Banda L, é um radar modular, totalmente em estado sólido, projetado para realizar a vigilância do espaço aéreo, no controle e na defesa aérea. O radar pode operar de forma totalmente autônoma, associado a um radar de vigilância secundária (Identificação Amigo-ou-Inimigo – IFF) ou operação em modo S, sendo configurado em todos os formatos possíveis de protocolos de comunicação.

O chefe-executivo da Omnisys, Luiz Henriques, avaliou a entrega do certificado como um momento “muito significativo” para a empresa. “Tivemos o envolvimento de pessoas do ICEA, engenheiros da França, fizemos testes de hardware e software, testes com o radar em operação no Pico do Couto (Petrópolis – RJ).

Foi um esforço conjunto com o ICEA para atender aos requisitos solicitados. Para nós, isso é muito importante”, afirmou o executivo. A empresa já instalou mais de 120 radares de gestão de tráfego aéreo, além de sistemas de auxílio à navegação.

Fases – O processo de avaliação do radar LP23SST iniciou em julho de 2015 e foi dividido em fases que submeteu o equipamento a uma série de testes e análises para comprovar os requisitos especificados pelo Comando da Aeronáutica e fundamentados em legislação internacional.

“O processo realizado pelo ICEA precisa assegurar a garantia de cumprimento dos requisitos técnicos e funcionais pré-estabelecidos em normas internacionais da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI)”, explicou o Capitão Engenheiro Leonardo Marini Pereira, da Divisão de Certificação e Fomento do Instituto que acompanhou todo o processo.

A metodologia de avaliação elaborada pelo ICEA atende a Diretriz do Comando da Aeronáutica (DCA 800-2), que trata da garantia da qualidade e da segurança de sistemas e produtos. O documento preconiza a responsabilidade da instituição em assegurar a qualidade e a segurança dos sistemas e produtos por ele utilizados no cumprimento de sua destinação constitucional e de suas atribuições subsidiárias.

O grupo de trabalho para a certificação de conformidade envolveu por engenheiros da Omnisys e do Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro (PAME-RJ), sob a coordenação do ICEA e supervisão do Subdepartamento Técnico (SDTE) do DECEA.

Foram realizados testes em laboratórios da empresa e ainda outros testes do radar em campo pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV). O cronograma também considerou os prazos estabelecidos pela Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), responsável pela obra de modernização do radar do Pico do Couto.

É a segunda vez que o Instituto emite um certificado de Avaliação de Conformidade. O primeiro foi em dezembro de 2015, para o equipamento DME 0200, produzido pela empresa IACIT Soluções Tecnológicas S/A.

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