O resultado da competição da Força Aérea e Exército da Índia, para 197 helicópteros de: reconhecimento e vigilância está para ser anunciado proximamente. Todas as fases de teste foram completadas e o exame das propostas está no estágio final.
A Rosoboronexport espera que o helicóptero russo de emprego geral Kamov Ka-226T vença. O seu rival é o helicóptero Eurocopter AS550 C3 Fennec .
Uma vantagem da proposta russa é o efeito cumulativo de um excelente produto, o helicóptero Ka-226T, que é oferecido com um atrativo programa de contrapartidas comercias (offset) aos governo indiano.
Primeiro, dentro do programa de contrapartidas comerciais a Rosoboronexport, com a participação da Corporação Russian Helicopters propõe estabelecer uma produção conjunta de subsistemas e componentes para o helicóptero Ka-226T, e também a montagem destas aeronaves na Índia.
Segundo, o desenvolvimento conjunto de novas versões do helicóptero Ka-226T .
E terceiro, este programa permitirá aos dois países – parceiros estratégicos – avançar em uma cooperação industrial integral com o apoio da vasta experiência da Rússia na implantação com sucesso de programas conjuntos (produção sob licença dos caças MiG-21, MiG-27, Su-30MKI na Índia,), são uma boa base para realizar esta ambiciosas metas.
O helicóptero Ka-226T é um dos competidores no Mercado Internacional de Defesa devido a sua superior performance e sua otimização para as missões de vigilância, transporte e search-and-rescue operations (SAR) em área difícieis de operar.
Graça ao seu sistema de rotor coaxial rotor o helicóptero Ka-226T tem uma grande reserva de potência e um alta taxa de ascenção a qual aumenta o seu teto de operação. A simetria de operação e controles simplificados facilitam a operação de pilotagem do helicóptero que é importante quando voando a baixa altitude. Assim o helicóptero é mais manobrável em uma ampla faixa de velocidades. O Ka-226T é ideal para missões em áreas montanhosas e a elevadas temperaturas.
A excelente performance de voo e um alto nível de sobrevivência do helicóptero Ka-226T é proporcionada por duas modernas turbinas Turbomeca Arrius 2G1 com uma capacidade de potência suficiente, a qual é crítica para a regiões montanhosas e de elevadas temperaturas. Até mesmo com uma de suas turbinas com falha será capaz de voar somente com uma turbina.
Logicamente o helicóptero Ka-226T demonstrou sua excelente capacidade durante os vôos de avaliação realizados na Índia. Estes teste claramente demonstraram que o helicóptero Ka-226T incorporou o de melhor da escola de projetos Kamov: modularidade tornando o helicóptero realmente versátil, fácil pilotagem, baixa vibração, elevada disponibilidade operacional, segurança de vôo e baixa manutenção.