A IACIT, empresa brasileira com atuação consolidada no desenvolvimento de produtos e serviços de alta tecnologia nas áreas de Defesa, Segurança Pública, CNSATM, Telemetria e Meteorologia, participa do World ATM Congress, em parceria com a empresa espanhola Centum (estande 1163D). O WATM Congress é um dos principais eventos sobre gerenciamento e controle de tráfego aéreo no mundo e acontece de 06 a 08 de março, em Madri (Espanha)
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Durante o evento, a IACIT apresentará as soluções para auxílio à navegação e controle de tráfego aéreo, desenvolvidas pela empresa – DME 0200, RouteCAST e NeuralCAST.
O DME (Distance Measuring Equipment) 0200 é um sistema de auxílio à radionavegação, certificado pelo ICEA (Instituto de Controle do Espaço Aéreo), órgão ligado à Força Aérea Brasileira (FAB), em conformidade com o Anexo 10 da ICAO (International Civil Aviation Organization).
Atualmente, a IACIT já forneceu 3 equipamentos DME 0200 que estão em operação no Brasil (Barbacena –MG; Campos de Goytacazes – RJ; e Ipatinga – MG) e irá fornecer mais 33 sistemas para a FAB, que serão instalados na faixa leste do país, garantindo uma cobertura de parte do território nacional.
O DME 0200 é o primeiro a ser integrado no sistema de navegação DME/DME em implantação pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), cujo objetivo é adotar a Navegação Baseada em Performance “PBN” (Performance Based Navigation). A navegação DME/DME se utiliza do princípio da triangulação para determinar a posição de uma aeronave, com um nível de acuracidade aceitável para que se ofereça PBN numa área terminal (TMA).
Meteorologia
O NeuralCAST e o RouteCAST representam a vanguarda de tecnologia para apoio à navegação e controle de tráfego aéreo e estão alinhados com o conceito de Navegação Baseada em Performance (PBN). As duas soluções operam junto à Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica para apoiar os operadores de tráfego aéreo com previsões meteorológicas.
O NeuralCAST é um sistema que utiliza redes neurais artificiais treinadas para gerar informações de tendências meteorológicas de teto, visibilidade, ocorrência de rajadas, velocidade e direção do vento, para um horizonte de até 3 horas, utilizando as informações das estações do próprio aeródromo.
O sistema possui uma interface web na qual os usuários podem acessar diretamente os gráficos de tendências e efetuar cadastros para receber alertas automáticos quando as tendências indicarem que o aeródromo pode entrar ou sair de restrição operacional.
Já o RouteCAST é um sistema capaz de identificar o volume ou área do espaço aéreo sob efeito de formações meteorológicas que possam apresentar risco às aeronaves em rota, como por exemplo nuvens Cumulonimbus (CB), permitindo monitorar eventos severos e prever o seu deslocamento para uma projeção de até 30 minutos. O sistema utiliza como fonte de dados radares meteorológicos e sensores de descargas elétricas atmosféricas.
Para o desenvolvimento deste sistema, a IACIT contou com um vasto know-how em meteorologia radar e sistemas de alerta curto prazo; investiu, ainda, em radares meteorológicos próprios, sendo um Banda-S (do mesmo modelo utilizado pela rede do SISCEAB) e um Banda-X móvel, para auxiliar na criação dos modelos computacionais responsáveis pelo processamento dos dados resultantes das varreduras dos radares.