No dia de 31 de janeiro, o Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília (GptFNB) realizou um adestramento de “Controle de Distúrbios” (CD) para um pelotão de fuzileiros navais pertencentes ao Centro de Instrução e Adestramento de Brasília (CIAB).
A instrução teve como principal objetivo a padronização das atividades de CD, empregadas na jurisdição do Comando do 7º Distrito Naval. Militares do CIAB e do GptFNB receberam instruções teóricas e práticas sobre a aplicação das Companhias de Controle de Distúrbios (CiaCD).
Durante o adestramento, foram desenvolvidas atividades sobre o uso gradual da força, as composições, formações, comandos e procedimentos a serem cumpridos pela CiaCD, além do manuseio de equipamentos, equipagens e armamentos específicos para este fim.
Ao término da instrução, os militares realizaram uma simulação de controle de distúrbios urbanos, de forma a aplicar os conteúdos aprendidos. As tropas de controle de distúrbios são empregadas pelo Corpo de Fuzileiros Navais para restaurar e/ou manter a ordem, utilizando táticas e técnicas adequadas a cada situação de distúrbio urbano, como nos conflitos de alta intensidade e nas atividades de emprego limitado da força.