Militares irão atuar na proteção de indígenas isolados
Agência Força Aérea, por Tenente Eniele Santos
Na noite da terça-feira (07/02), as aeronaves KC-30, KC-390 Millennium e C-105 Amazonas, da Força Aérea Brasileira (FAB) transportaram cerca de 100 homens da Força Nacional para a Base Aérea de Boa Vista (BABV). Com isso, eles passam a integrar a Operação Yanomami.
Na capital de Roraima (RR), a Força Nacional será usada para as ações da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) na proteção de indígenas isolados, com o intuito de fortalecer especialmente a segurança das bases da Funai e também dos povos Yanomami. Nesta missão, a Polícia Federal (PF) também irá atuar em apoio logístico juntamente com as Forças Armadas para o restabelecimento não apenas da saúde como também da segurança indígena.
Força Nacional
Criada em 2004, a Força Nacional de Segurança Pública constitui um programa de cooperação entre os estados brasileiros e o Governo Federal, tendo como propósito a iniciativa de auxiliar os entes federativos em atividades e serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública, à segurança das pessoas e do patrimônio. Dessa forma, atua também em situações de emergência e calamidades públicas.
A Força Nacional não integra o efetivo das Forças Armadas, visto que é composta por Policiais Militares, Bombeiros Militares, Policiais Civis e profissionais de perícia dos Estados. Os agentes de segurança dos estados são selecionados pela União e passam por cursos de instrução. Assim, ficam à disposição do Estado e podem ser cedidos por até dois anos.
Fotos: Sargento Lucas Nunes / CECOMSAER