A cerimônia de passagem de comando da Força Aérea Brasileira será realizada no dia 30 de janeiro, às 10h30 da manhã, na Base Aérea de Brasília.
O Comandante da FAB, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito passará o cargo ao Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luís Rossato, que foi designado para o cargo pela Presidenta da República Dilma Roussef no dia 08 de janeiro.
Os militares que irão comparecer à solenidade devem trajar o quinto uniforme com barretas, ou o correspondente. Já os civis, passeio completo.
Perfil
Natural de São Gabriel, Rio Grande do Sul, o Tenente-Brigadeiro Rossato ingressou na Força Aérea Brasileira em março de 1969.
Foi promovido ao posto de Tenente-Brigadeiro em março de 2011. Durante seus 46 anos de carreira, assumiu o comando, a chefia e a direção de diferentes organizações da Aeronáutica, a maior parte na área operacional da Força Aérea Brasileira.
Esteve à frente do Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR); Departamento de Ensino da Aeronáutica (DEPENS); Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR); e Terceira Força Aérea (III FAE).
O militar também comandou o Esquadrão Joker, sediado em Natal (RN), que especializa os pilotos recém-saídos da Academia da Força Aérea para a aviação de caça, e o Esquadrão Centauro, sediado em Santa Maria (RS). No exterior, foi adido aeronáutico na Venezuela, assessor aeronáutico no Paraguai e realizou o curso de comando e controle na Força Aérea Francesa.
O oficial-general é líder de grupo de aviação de caça, piloto operacional de aviação de transporte e possui mais de 3.500 horas de voo em várias aeronaves, entre elas o T-23 Uirapuru, T-37 Tweet Bird, U-42 Regente, T-25 Universal, AT-26 Xavante, C-95 Bandeirante, P-95 Bandeirante Patrulha e C-115 Búfalo.
Atualmente, é Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), o segundo na cadeia de comando da Aeronáutica.
Entrevista concedida pelo Tenente-Brigadeiro Rossato após o anúncio para Agência FAB: