Tenente Flávio Nishimori
O sistema ILS (Instrument Landing System) CAT 2 do Aeroporto Salgado Filho, localizado em Porto Alegre (RS), foi restabelecido no sábado (29/04) pela Força Aérea Brasileira (FAB). O equipamento havia sido desligado no dia 27 de março a fim de atender às normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operação ILS.
As obras consistiram na execução de aterro onde foi instalado um novo shelter (construção em alvenaria ou container) para abrigar componentes do Glide Slope (GS) e instalação de uma nova antena de transmissão com componentes frangíveis, que asseguram a segurança das aeronaves em caso de impacto. O Glide Slope é uma antena localizada na lateral da pista que indica o ângulo de planeio correto durante a aproximação da aeronave, num procedimento ILS.
Os testes para a aferição do ILS foram realizados pelo Grupo Especial de Inspeção de Voo (GEIV) na sexta (28/04) e no sábado (29/04).
“A homologação foi feita e o sistema se encontra em perfeitas condições de utilização”, afirma o Comandante do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Porto Alegre (DTCEA-PA), Major Aviador Diego Ilvo Hennig. “As obras, previstas inicialmente para terminarem em 60 dias, foram realizadas em apenas um mês. Esse desligamento não teve nenhum impacto no tráfego aéreo da região”, complementa o oficial.
Entenda o ILS – O ILS ( do inglês "Instrument Landing System") é um instrumento de pouso de precisão, amplamente utilizado pela aviação mundial. Consiste em um aparelho que emite sinais verticais e horizontais, captado por um instrumento nas aeronaves, permitindo ao piloto aproximar-se na rampa e na direção ideal para o pouso.
O Sistema de Pouso por Instrumentos na Categoria 2 permite uma aproximação por instrumento de precisão e pouso com uma altura de decisão menor que 60 m (200 pés) mas não menor que 30 m (100 pés), e contato visual com a pista não menor que 350 m.
O ILS Categoria 2 está em operação no Aeroporto Salgado Filho desde 2014.