Ação da FAB no Comando Conjunto Taquari 2 visa mais agilidade no atendimento à população isolada e sem acesso aos recursos
Agência Força Aérea – Tenente Leandro Vieira
Duas toneladas e meia em cestas básicas e fardos de água mineral foram entregues pela Força Aérea Brasileira, em apoio humanitário à população do município de Encantado (RS). Os suprimentos foram transportados e lançados por meio da aeronave C-105 Amazonas, do Primeiro Esquadrão do Décimo Quinto Grupo de Aviação (1º/10º GAV) – Esquadrão Onça, com apoio da Brigada Paraquedista do Exército Brasileiro.
“Para chegarmos em Encantado e aos demais municípios da região baixa este é o único acesso. Muita coisa chega até nós e encaminhamos para os municípios, conforme as necessidades de cada um. É muito desafiador, a gente jamais imaginava passar por isso. É muito desgastante, estamos cansados, mas temos muita força e fé que as coisas vão melhorar”, declarou a representante da Defesa Civil, Ana Paula Gavineski.
Em missões de Ressuprimento Aéreo, ou seja, lançamento de carga, o Esquadrão Onça já fez chegar à população gaúcha pelo menos oito toneladas de donativos, entre água, alimentos e vestuário.
Todos unidos pelo Sul
A FAB tem atuado em diversas frentes no apoio às vítimas da enchente no Rio Grande do Sul. As ações iniciaram no dia 30 de abril, com resgates de pessoas ilhadas, e estendem-se a atendimentos de saúde, transporte de equipes de resgate e materiais, campanha de arrecadação de donativos, coordenação de meios aéreos e outras.
Fotos: Sargento Müller Marin / CECOMSAER