Tenente Elias E Tenente-Coronel Santana
O XI Seminário Internacional de Doutrina, organizado pela Força Aérea Colombiana, terminou nesta sexta-feira (21/06).
O evento, que começou quarta-feira (19/06), foi realizado nas instalações do Comando Aéreo de Combate n° 1 (CACOM 1), localizado na cidade de Puerto Salgar, na Colômbia.
A Força Aérea Brasileira (FAB) foi representada pelo Chefe da Terceira Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Major-Brigadeiro do Ar Jefson Borges.
O objetivo do evento foi o fortalecimento da doutrina e a integração de conhecimentos das Forças Aéreas participantes. Além do Brasil, estiveram presentes representantes do Equador, Estados Unidos, Chile e Peru.
O Major-Brigadeiro Jefson abordou o tema “Poder Aeroespacial: o desafío de Controlar, Defender e Integrar um País com as Características do Brasil” e apresentou informações sobre a Reestruturação realizada na FAB e a implantação das novas aeronaves KC-390 e F-39 Gripen.
Entre os palestrantes, o representante do 25° Esquadrão de Inteligência, localizado na Florida (USA), Chef Master Sergeant Jason Hooper, discorreu sobre o tema “Organizar, Adestrar e Equipar a Força Aérea”. Ele destacou a apresentação do Brasil e mostrou o avanço tecnológico que está ocorrendo com a chegada de novas plataformas.
CACOM-1
Além de pilotos e técnicos colombianos, estavam presentes no evento o Adido Aeronáutico na Colômbia, Coronel Aviador Werbert Romeiro Freire; o Chefe da Educação Aeronáutica da Força Aérea Colombiana, Brigadier General Eliot Gerardo Benavides; e o Comandante do CACOM-1, Brigadier General Juan Guillermo Conde Vargas.