O evento reúne inovações da indústria nacional de defesa em Brasília
Agência Força Aérea, por Tenente Wanessa Liz
Entre os dias 03 e 05/12, o Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF), recebe a 8ª edição da Mostra BID Brasil – Base Industrial de Defesa. O evento, consolidado como um dos mais relevantes do setor, reúne as maiores empresas da indústria de defesa nacional, que apresentam soluções e tecnologias inovadoras voltadas à defesa e à segurança.
A abertura do evento foi presidida pelo Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, acompanhado do Comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, do Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, e do diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação (DECTI) da Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD) do Ministério da Defesa (MD), Major-Brigadeiro Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti, representando o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.
Também estiveram no evento, integrantes do Almirantado e do Alto-Comando do Exército, Oficiais-Generais da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB), Força Aérea Brasileira (FAB), entre outras personalidades militares. Autoridades dos Três Poderes, Chefes de Delegações Oficiais, Adidos Militares Estrangeiros e Representantes da Indústria de Defesa também prestigiaram o evento.
“A Mostra BID Brasil é uma plataforma estratégica que impulsiona a indústria nacional de defesa, promovendo inovação, desenvolvimento tecnológico e oportunidades de negócios em mercados regionais e globais. O evento fortalece a segurança e a soberania nacional, fomenta parcerias entre as Forças Armadas, empresas e instituições, além de destacar setores estratégicos como o nuclear, o cibernético e o espacial, consolidando o Brasil no mercado global de defesa e segurança”, afirmou o Ministro da Defesa durante a abertura.
Inovações e parcerias estratégicas
A edição de 2024 proporciona uma vitrine única para empresas brasileiras exibirem produtos de alto valor agregado, atraindo compradores e parceiros nacionais e internacionais. A feira fomenta a colaboração entre empresas, universidades, centros de pesquisa e o governo, consolidando-se como um motor de inovação e competitividade para a indústria brasileira.
Entre os produtos expostos estão radares, veículos blindados, armamentos, sistemas satelitais e outros equipamentos de ponta. No estande da Força Aérea Brasileira (FAB), o destaque foi a réplica do caça F-39 Gripen, permitindo a exploração de funcionalidades e curiosidades do vetor estratégico da instituição.
Além disso, a FAB apresentou projetos por meio de uma mesa interativa com fotos, vídeos e textos, destacando também projetos como o Prophiper 14X, os Veículos Lançadores de Satélites, a Turbina Aeronáutica TR 5000, o Satélite ITACub, o IFFM4BR, o PITER-N e o sistema DECEA BR-UTM. Os visitantes também puderam pilotar, em um simulador, a aeronave A-29 Super Tucano.
Parcerias e expansão tecnológica
Durante sua visita ao evento, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno e o Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança, Bosco da Silva Junior, assinaram um acordo para aprofundar estudos colaborativos. O objetivo é ampliar as capacidades da plataforma C-390 Millennium para o segmento de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR), com foco em missões de Patrulhamento Marítimo.
“Na Força Aérea Brasileira, nosso vetor tem realizado diversas missões, demonstrando sua capacidade operacional no atendimento a diferentes necessidades, tanto em operações nacionais quanto internacionais. É um produto genuinamente nacional e a Embraer agora nos possibilita expandir as capacidades dessa plataforma para atender a novas demandas, como as de Patrulhamento Marítimo”, destacou o Comandante da Aeronáutica.
Foto e Vídeo: Vanessa Sonaly / CECOMSAER