FAB intensificará o controle do espaço aéreo na Operação Parintins

A atuação da FAB, no 57º Festival Folclórico de Parintins, ocorrerá entre os dias 21/06 e 02/07

A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV), realizará entre os dias 21/06 e 02/07 a Operação Parintins, que visa garantir a proteção e controle do espaço aéreo do município para que turistas e moradores possam viajar em segurança durante o 57º Festival Folclórico de Parintins.

A missão, coordenada pelo Tenente-Coronel Aviador Luiz Mario de Arruda Victorio Junior e Tenente-Coronel Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Edilson Santanna, contará com 12 militares técnicos das especialidades elétrica e eletrônica e 14 controladores de tráfego aéreo que vão trabalhar em escala ininterrupta com turnos de 12 horas, cujo objetivo é prestar serviço contínuo às empresas aéreas e aeronavegantes que vão operar no Festival. Além disso, 35 militares estarão envolvidos na gestão, administração e logística.

No dia a dia, o pátio do aeroporto fica sob responsabilidade da Prefeitura de Parintins, cujo movimento de aeronaves é baixo, com cerca de três voos semanais de linha aérea regular e movimentos de pequenas aeronaves. Durante o Festival, há um salto no tráfego aéreo da localidade, ultrapassando 700 operações semanais. Para suportar a intensa movimentação com segurança, é necessária uma grande infraestrutura, suprida por meio do trabalho do CINDACTA IV.

O Tenente-Coronel Aviador Victorio destaca a importância da operação. “O Festival acontece entre os dias 28 e 30/06, antes desse período o tráfego aéreo na região se torna intenso, por esse motivo há a necessidade de um serviço de torre para controlar a autorização de pousos e decolagens, e também o serviço de APP, que se trata do controle de aproximação da chegada e saída das aeronaves”, disse.

A chegada da equipe técnica ocorreu no dia 10/06, com objetivo de realizar a montagem dos equipamentos que auxiliam no controle de tráfego aéreo, como: Estação Meteorológica de Superfície Tática (EMS-T), Sistema Indicador de Trajetória de Aproximação Visual Simplificado (AVASIS) e Sistemas de Comunicação (VHF e SITTI). Além disso, a equipe fará toda a infraestrutura técnica necessária para operacionalizar a Torre de Controle de Parintins (TWR-PI).

Simultâneo aos serviços de infraestrutura executados pela equipe técnica em Parintins, os controladores selecionados para a missão serão submetidos a um estágio simulado no CINDACTA IV. Em seguida, desembarcarão na ilha no dia 17/06, quando será finalizado o estágio in loco. Assim, a partir do dia 21/06, data do início da operação, todos os profissionais envolvidos estarão prontos para prestar um serviço de excelência à sociedade.

“O Festival Folclórico de Parintins é uma manifestação cultural grandiosa e de suma importância para o povo Amazonense. Poder contribuir de forma significativa, por meio da garantia do eficiente e seguro controle do tráfego aéreo durante o evento é uma honra para o CINDACTA IV que, desta forma, mantém uma tradição de muitos anos e fortalece a integração com a sociedade Amazonense”, explicou o Chefe do CINDACTA IV, Brigadeiro do Ar Jorge Mauricio Motta.

Fotos: Sargento Magaly / CINDACTA IV

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter