Search
Close this search box.

FAB instala Hospital de Campanha no DF para atender pacientes com dengue

Prontidão e agilidade para aliviar as UPAs e combater a crise de saúde pública no Distrito Federal

Agência Força Aérea, por Tenente Scarlet

A Força Aérea Brasileira (FAB) demonstrou, mais uma vez, sua capacidade de prontidão e rápida resposta com a instalação do Hospital de Campanha (HCAMP), em Ceilândia, uma das regiões administrativas do Distrito Federal, para apoiar no tratamento de pacientes diagnosticados com dengue. A expectativa é de que o Hospital funcione, inicialmente, pelo período de 45 dias.

Os atendimentos começaram nessa segunda-feira (05/02) e a iniciativa reflete o empenho da Força Aérea e de seus militares em apoiar a sociedade onde o Brasil precisar. O Hospital fornece atendimento clínico e pediátrico, com Centro de Emergência, Laboratório para coleta e exames diagnósticos, estrutura para acompanhar tratamentos em andamento e espaço para hidratação. A Unidade conta com uma equipe multidisciplinar, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e de laboratório, dentre outros, e possui 60 leitos que garantirão a Operação 24 horas por dia. 

Até às 8h desta terça-feira, já foram registrados quase 1400 procedimentos nas especialidades de clínica médica, pediatria, emergência, exames laboratoriais, além de outros, superando a previsão inicial para o período.

A Comandante do HCAMP, Major Médica Juliana Freire Vandesteen, explica como funciona o Centro de Emergência da Unidade. “A estrutura possui dois túneis interligados. Um se comunica com a tenda de laboratório, onde são feitos a coleta e os exames para diagnóstico de dengue, assim como acompanhamento do tratamento. O outro leva ao espaço de hidratação, que tem dois setores separados – pediátrico e adulto. A triagem também é realizada no local”, afirmou a Oficial.

O Comandante da Operação, Brigadeiro Médico Maurício Ribeiro Braga, destacou a agilidade na montagem das instalações. “Nossa grande característica é a mobilidade e a pronta resposta. Nossa missão é somar nesse combate à dengue e diminuir os casos, uma vez que Ceilândia é a cidade com maior número de casos no DF”, comentou o Oficial-General.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, ressaltou que a Operação não é apenas uma demonstração de agilidade, mas um exemplo palpável do compromisso da FAB com a saúde e o bem-estar da população. “Tivemos o acionamento, por meio do Ministério da Defesa (MD) e, em poucos dias, instalamos o Hospital, demonstrando a eficiência e proatividade dos nossos militares. Batemos, inclusive, um recorde de mobilização de HCAMP com esta missão. E é para isso que estamos aqui. Nosso objetivo é desafogar as UPAS da região, visto que hoje o Distrito Federal concentra em torno de 20% dos casos de dengue do país”, pontuou o Comandante da Aeronáutica.

Mobilização

A mobilização para a montagem da estrutura foi iniciada na sexta-feira (03/02) com o transporte de insumos e de pessoal, do Rio de Janeiro (RJ) à Brasília (DF), por meio da aeronave KC-390 Millennium da FAB, para atuação em assistência médica na região de Ceilândia. O pouso na capital federal ocorreu às 3h desse sábado (03/02) e, no mesmo dia, foi iniciada a preparação do local para a montagem do HCAMP.

Fotos: Sargento P. Silva / CECOMSAERVídeo: Sargento Neris / CECOMSAER

Compartilhar:

Leia também
Últimas Notícias

Inscreva-se na nossa newsletter