Comemoração celebra os feitos heróicos dos Veteranos que compuseram o 1º Grupo de Aviação de Caça, audazes combatentes da Segunda Guerra Mundial
Agência Força Aérea, por Tenente Eniele Santos E Tenente Wanessa Liz
No dia 30/07, a Base de Recepção de Veteranos (BREVET), situada no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro (RJ), foi palco de uma emocionante cerimônia em homenagem ao Dia do Veterano da Força Aérea Brasileira (FAB). A solenidade, que contou com a presença de diversas autoridades militares e civis, foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.
Durante a solenidade, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Damasceno, enfatizou a importância de reconhecer o legado dos Veteranos. “Cada um de vocês aqui presente representa uma parte fundamental da nossa história e dos nossos valores. Eu sou filho de veterano e estar aqui, hoje, representa muito para mim. É a história da nossa Força Aérea! Que Deus continue abençoando todos os senhores e senhoras, que têm todo o nosso respeito e a quem devemos toda a consideração possível”, disse.
O evento foi marcado por um desfile militar cuja tropa foi também composta pelos veteranos presentes e comandada pelo Brigadeiro do Ar Clóvis de Athayde Bohrer – que completou 100 anos este ano -acompanhado do Suboficial Moacir Moreira, integrante da Turma da Escola de Especialistas de Aeronáutica de 1946.
“Nestas cerimônias, passa um filme em nossas cabeças cujas imagens nos trazem doces e saudosas lembranças. É, então nesse momento que lembramos que fomos partícipes do trabalho que trouxe a Força Aérea até o patamar em que se encontra atualmente de operacionalidade e eficiência. É por isso que, ao vermos tudo o que ela representa, nossos corações se enchem de orgulho”, relatou.
Entrega de medalhas
O Dia do Veterano da Força Aérea Brasileira inspira as futuras gerações a seguir os mesmos princípios e valores que sempre guiaram os membros da FAB. Em meio a aplausos e saudações, a solenidade encerrou-se com a certeza de que o legado dos Veteranos continuará a ser honrado e celebrado por muitos anos.
Neste sentido, militares da ativa receberam a Menção Honrosa Águia de Prata e, os da Reserva, a Medalha Militar. Ao receber a referida Menção Honrosa, a Tenente Carolina Castro de Paula Borges, do efetivo do Grupamento de Apoio de Lagoa Santa (GAP-LS), destacou que a homenagem recebida significa reconhecimento e reciprocidade. “É grandioso e gratificante poder ajudar e se doar para quem já doou muito pela Aeronáutica. É muito emocionante vê-los aqui, sendo homenageados. Tudo que a gente proporciona para eles é uma retribuição pelo tempo que eles serviram e, assim, fizeram por todos que aqui estão”, relatou.
Dia do Veterano
Dia do Veterano da Força Aérea Brasileira, tradicionalmente comemorado em 16 de julho, remonta a 1945, quando, neste mesmo dia, os bravos combatentes que lutaram nos céus da Itália durante a Segunda Guerra Mundial retornaram ao Brasil, marcando um capítulo heroico na história da Força Aérea Brasileira (FAB).
Além de homenagear os heróis de guerra, a cerimônia destacou a importância de todos os homens e mulheres que serviram à FAB ao longo dos anos. O evento foi uma celebração da honra e dedicação daqueles que vestiram o azul aeronáutico, contribuindo, significativamente, para o engrandecimento da instituição. O termo “Veterano” é especialmente reverenciado no meio militar, designando aqueles que dedicaram muitos anos de suas vidas às Forças Armadas, evidenciando valores como Patriotismo, Disciplina, Comprometimento, Profissionalismo e Integridade.
Aplicativo “Minha FAB”
Durante a celebração do Dia do Veterano, a FAB lançou o aplicativo “Minha FAB”, um sistema de assistência e serviços voltados aos veteranos e pensionistas, com o requerimento de protocolo de forma remota, tendo, assim, a possibilidade de acompanhamento online, sem a necessidade de intervenção dos elos do sistema.
Criado pela Diretoria de Administração do Pessoal (DIRAP), em parceria com a DATAPREV, a plataforma apresenta a sua primeira fase já em funcionamento. Com ela, será possível, por exemplo, requerer a pensão militar literalmente, pela palma da mão, por meio de um aparelho celular.
“São inúmeras as possibilidades de utilização do Minha FAB. Todos os serviços que os militares necessitam poderão ser incluídos nesta plataforma, como: solicitação de identidade militar, agendamento, consultas, perícia médica, entre outros”, explicou o Comandante Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares.
Fotos: Sargento P. Silva/ CECOMSAER