A empresa aeronáutica sul-coreana KAI (Korea Aerospace Industries) apresentou oficialmente o 1º protótipo do KF-21 Boramae (Águia, em coreano), avião de caça supersônico de baixa assinatura radar que está sendo desenvolvido numa parceria entre a Coreia do Sul e a Indonésia.
Com 16,9 m de comprimento e 11,2 metros de envergadura, o KF-21 Boramae é maior do que um caça F-16 e será capaz de atingir uma velocidade de Mach 1,8, com alcance máximo de 2.900 km e capacidade de carregar uma carga bélica de até 7,7 toneladas.
Apesar do visual semelhante ao do F-35A Lightning II (já em serviço no país asiático), o novo caça (que deverá substituir os F-16 e os veteranos F-4 Phantom II) é ligeiramente maior, mais veloz e voa mais longe, porém transportando menos armamento.
De acordo com a KAI, a ideia é atingir uma taxa de nacionalização de até 65% (baseada no preço da primeira unidade de produção) dos componentes, com a produção e desenvolvimento local do radar (do tipo AESA), softwares, sensores e computadores de controle de voo. O primeiro voo do KF-21 Boramae deve acontecer em 2022, com o início da produção em série programado para 2026.