Search
Close this search box.

Eve anuncia fornecedores de aviônicos, controles de voo e sistema de gerenciamento térmico para o eVTOL

A Eve Air Mobility (“Eve”) divulgou três novos fornecedores para sua aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL). A Garmin será responsável pelos aviônicos, enquanto  a Liebherr-Aerospace fornecerá os atuadores de controles de voo. A Intergalactic o sistema de gerenciamento térmico.

“Estamos entusiasmados para trabalhar com cada um dos nossos fornecedores à medida que avançamos no desenvolvimento do nosso eVTOL”, disse Johann Bordais, CEO da Eve. “Cada parceiro passa por uma análise rigorosa que avalia não apenas o desempenho e a qualidade de seus produtos, mas também sua dedicação à melhoria contínua e suporte e satisfação do cliente. Buscamos desenvolver um relacionamento de longo prazo com cada um de nossos fornecedores.”

A Garmin fornecerá o G3000 Integrated Flight Deck, que conta com displays de vidro leves, de alta resolução e em grande formato, integrando-se de maneira harmoniosa ao gerenciamento do eVTOL e seus sistemas de controle de voo. A intuitiva interface touchscreen do painel de voo diminui o trabalho do piloto, oferecendo acesso direto a um conjunto de funcionalidades aviônicas, que inclui um sistema integrado de gerenciamento de voo, rádios NAV/COM, transponder, gerenciamento de áudio e acesso a uma variedade de aplicativos, como listas de verificação, gráficos, sinóticos e mapas detalhados.

A Liebherr desenvolverá atuadores eletromecânicos (EMA) para os controles de voo eletrônicos (fly-by-wire) do eVTOL. A empresa é referência na fabricação de engrenagens precisas e sistemas de atuação, essenciais para este tipo de tecnologia. Os atuadores receberão energia do sistema elétrico da aeronave e a tecnologia  garantirá alto desempenho, adaptabilidade e facilidade de manutenção.

A Intergalactic será responsável pelo sistema de gerenciamento térmico, que garantirá uma temperatura adequada para os equipamentos, como baterias e outros componentes eletrônicos. Além disso, o sistema contribuirá para garantir a temperatura confortável para os passageiros e tripulação no interior da cabine da aeronave.

Os três novos fornecedores seguem os três nomes anunciados pela Eve no Paris Air Show no primeiro semestre. A Nidec Aerospace LLC, uma joint venture entre a Nidec Corporation e a Embraer, fornecerá o sistema de propulsão elétrica; a BAE Systems fornecerá um sistema avançado de armazenamento de energia; e a DUC Hélice Propellers fornecerá os rotores e hélices de seu eVTOL.

O eVTOL da Eve utiliza uma configuração de decolagem e cruzeiro (Lift + Cruise) com rotores dedicados para voo vertical e asas fixas para voar em cruzeiro, sem a necessidade de componentes para a transição durante o voo. O conceito mais recente inclui um propulsor elétrico alimentado por motores elétricos duplos que proporcionam redundância de propulsão, garantindo alto desempenho e segurança. Além de oferecer diversas vantagens, como baixo custo operacional, menos peças, estruturas e sistemas otimizados, foi desenvolvido para oferecer eficiência de empuxo com baixo ruído.

Em julho, a empresa revelou que sua primeira fábrica de eVTOL será estabelecida na cidade de Taubaté, em São Paulo. A empresa iniciou a montagem do primeiro protótipo do eVTOL em escala real, que dará sequência à campanha de testes em 2024. O eVTOL da Eve está programado para as primeiras entregas e entrada em serviço em 2026.

Paralelamente, a Eve continua desenvolvendo um amplo portfólio de soluções agnósticas, incluindo um software único de Gerenciamento de Tráfego Aéreo Urbano (Urban ATM) para otimizar e expandir as operações de Mobilidade Aérea Urbana em todo o mundo.

Compartilhar:

Leia também
Últimas Notícias

Inscreva-se na nossa newsletter