Os caças Eurofighter Typhoon da Força Aérea Italiana (ItAF) substituiram os últimos caças F-16, passando a defesa do espaaço aéreo da Itália a ser feita unicamente pelos Typhoon. Om início das operações em 2004 e agora opeacional com 4 Typhoon Squadrons (Gruppi) disytribuídos do norte ao sul da Itália – 2 em na Base Aérea de Grosseto e 2 na Base Aérea de Gioia del Colle – O caça Eurofighter é a partir de hoje o único meio de defesa aérea da Força Aérea Italiana.
Substituindo o F-16 como o mais moderno sistema de defesa aérea o caça Typhoon trará para a Força Aérea ganhos operacionais pela efetividade e capacidades do novo caça assim como oferecendo benefícios logísticos pela padronização de ter somente uma aeronave para as funçõs defesa aérea.
A ItAF alugou 34 F-16 dos Estados Unidos USAF por um período de cinco anos após prorrogados por mais cinco anos, dentro do Programa “Peace Caesar”. As aeronaves foram usadas para preencher o gap entre a transição do F-104 Starfighter para o Eurofighter.
62 caças Typhoon foram entregues a Força Aérea Italiana até esta data. Durante as operações na Líbia, em 2011, a forças italianas completaram cerca de 200 missões e voaram cerca de 1294 horas a partir da base de Trapani, Sicília