Search
Close this search box.

Esquadrões de transporte participam de exercício operacional no MS

Pela primeira vez um exercício operacional reúne apenas as aeronaves que possuem rampa da Força Aérea Brasileira (FAB). É o TRANSFAEX, que teve início na última sexta-feira (26/11) em Campo Grande (MS) e vai até a próxima quinta-feira (03/12). De acordo com os organizadores, a rampa das aeronaves permite maior capacidade operacional durante as missões da aviação de transporte.

Participam do treinamento dois aviões C-130 Hércules e dois C-105 Amazonas, além de 150 militares dos esquadrões Arara (1°/9° GAV), Onça (1°/15° GAV), Gordo (1°/1° GT) e o 1° Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT). O objetivo do exercício é elevar o nível operacional dos pilotos, aumentar o nível de preparo dos esquadrões e fixar a doutrina de emprego das aeronaves.

Segundo o Coordenador-Geral da Operação, Coronel Alexandre Pinto Sampaio, serão simuladas situações reais em um ambiente real. “Vamos figurar um treinamento em território hostil com navegação a baixa altura. Vamos treinar também lançamento de carga em diversos processos”, destacou.

Os militares também vão participar de treinamentos de decolagem e pouso táticos, voos em formatura (com mais de uma aeronave) básica e tática, além do emprego dos óculos de visão noturna.

Para o Comandante da V Força Aérea (unidade responsável pela aviação de transporte da FAB), Brigadeiro do Ar Robson Roger Garcia Tavares de Melo, o exercício TRANSFAEX tem a meta de aprimorar a doutrina e estreitar os relacionamentos. “Nossos militares podem aproveitar cada hora de voo com máximo empenho e segurança”, finaliza.

Compartilhar:

Leia também
Últimas Notícias

Inscreva-se na nossa newsletter