Search
Close this search box.

Esquadrão Rumba inicia Curso de Especialização da Aviação de Transporte

Tenente Matheus, Aspirante Letícia Faria E Major Monteiro
 

O Esquadrão Rumba (1º/5º GAV), sediado em Parnamirim (RN), deu início nessa quarta-feira (15), ao Curso de Especialização Operacional da Aviação de Transporte (CEO-TR). Os 42 Aspirantes a Oficial Aviadores da Força Aérea Brasileira (FAB) iniciaram a atividade após concluírem o Curso de Instruções Técnicas da aeronave C-95M e de treinamento de procedimentos normais e de emergência no simulador.  

A primeira instrução foi ministrada pelo Comandante do Esquadrão Rumba, Tenente-Coronel Aviador Ailton David Cabral Júnior. “O preparo teórico, dedicação e padronização não só dos estagiários, mas também dos instrutores de voo é primordial para o êxito ao final dos oito meses de curso”, comentou e, ainda, destacou a importância da fase de adaptação diurna do curso. “Faz parte do primeiro contato com um avião multimotor por parte dos futuros pilotos da Aviação de Transporte. É onde eles são lapidados para comporem missões nos esquadrões operacionais da Forca Aérea Brasileira”, disse.

A primeira instrução

A missão teve seu início às 8 horas, com o briefing do comandante. Após um início de dia chuvoso em Parnamirim, a meteorologia deu sinais de melhora ao final da manhã. A decolagem foi realizada às 14h15 e, nesta primeira missão, o estagiário teve o seu primeiro contato propriamente dito com uma aeronave multimotor. Os Aspirantes a Oficial Aviadores executarão, nesta fase do Programa de Especialização Operacional (PESOP), exercícios de adaptação a pilotagem do novo vetor em diversas situações, como táxi, decolagem, voo monomotor e pouso. No decorrer da fase básica do CEO-TR, realizarão missões de adaptação noturna, voo por instrumentos, navegação em rota e voo em formatura.

O Aspirante a Oficial Aviador Igor Lettieri Dias comentou sobre a experiência. “Estou gostando da dinâmica de tripulação, do Crew Resource Management (CRM), que é intrínseco nas missões das aeronaves multimotores. O gerenciamento das situações é feito em conjunto com a tripulação para tomar a melhor decisão possível, e não mais sozinho como era feito na instrução aérea na Academia da Força Aérea”, relatou.

Após demonstrar o domínio da aeronave Bandeirante nesta etapa primária, será iniciada a fase Avançada da Aviação de Transporte do PESOP, quando o estagiário realizará missões de treinamento para emprego em cenário de combate real, como Pouso Noturno com Balizamento Tático (PNBT), navegação à baixa altura, lançamento de carga e de paraquedistas.

Simulador da aeronave C-95M

As instruções iniciaram, ainda no dia 9 de abril, no simulador da aeronave C-95-M. O treinamento teve a finalidade de adaptar os alunos à aeronave que será voada durante a vida operacional dos oficiais após a chegada nos Esquadrões de Transporte Aéreo (ETA) e de Patrulha. O simulador de voo é uma importante ferramenta de adaptação, sendo usada principalmente para a ambientação dos pilotos e manutenção da operacionalidade, possuindo a capacidade de treinamento de panes simuladas e até mesmo exercícios em voo.

Com essa capacidade, os instrutores e alunos se mantêm preparados para possíveis eventualidades que ocorram em situação real, e salvaguardar as vidas de passageiros e demais tripulantes que estejam sob suas responsabilidades na aeronave. O simulador é o primeiro contato dos aspirantes com a instrução do C-95M, usado também para realizar missões de voo por instrumento.

Fotos: Tenente Matheus e Aspirante Yuri/1º/5º GAV

Compartilhar:

Leia também
Últimas Notícias

Inscreva-se na nossa newsletter