Aspirante Letícia Faria
A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, na quinta-feira passada (13/02), por intermédio do Esquadrão Pantera (5°/8° GAV), uma Missão de Busca e Salvamento, a bordo do H-60L Black Hawk.
Um homem de 62 anos que estava em uma embarcação pesqueira, a cerca de 200 milhas da costa, nas proximidades de Florianópolis (SC), sentiu fortes dores no peito e precisou ser resgatado.
A tripulação do helicóptero, formada por dois pilotos, dois mecânicos e três homens de resgate, juntamente com um médico e um enfermeiro do Hospital de Aeronáutica de Canoas (RS), efetuaram o socorro.
O paciente foi resgatado por meio da técnica de içamento tipo convés e transportado para a Base Aérea de Florianópolis (BAFL), onde uma equipe do SAMU aguardava para encaminhá-lo ao hospital da capital de Santa Catarina.
O Tenente Aviador Jonathas Willian de Freitas ressaltou que o voo coroou anos de treinamento como piloto da Aviação de Asas Rotativas. “Esse foi o momento mais emocionante da minha carreira. A adrenalina do resgate e a emoção de salvar um ser humano são indescritíveis. Por isso, sou grato a Deus pela oportunidade de ter cumprido essa Missão”, finaliza.
O Esquadrão Pantera
O Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5º/8º GAV) é uma tradicional Unidade Aérea da FAB sediada na ALA 4 – Base Aérea de Santa Maria.
Utiliza, atualmente, o helicóptero H-60L Black Hawk para o cumprimento de suas missões. Ao longo da história, participou de diversos eventos de relevância no contexto nacional, como o resgate das vítimas do acidente com o GOL 1907, em 2006, e o transporte dos feridos na Boate Kiss, em 2013. Em julho deste ano completará 49 anos de existência.
Fotos: Tenente Lobo/Ala 4