Tenente Elias E Tenente-Coronel Santana
O Esquadrão Poti (2º/8º GAV), localizado na Ala 6, em Porto Velho (RO), participou, de 5 a 9 de agosto, de um exercício de treinamento e adestramento no Campo de Provas Brigadeiro Velloso, localizado na Serra do Cachimbo, no sul do Pará.
O Exercício Técnico Ar-Solo Poti teve como principal objetivo a manutenção operacional das tripulações no emprego de míssil, armamento da aeronave AH-2 Sabre com capacidade destrutiva relevante.
Foram lançados 14 artefatos, proporcionando aos pilotos a oportunidade de explorar todo o potencial bélico da aeronave contra alvos de interesse estratégico, cujas variações incluíam simulacros de artilharia antiaérea e radares posicionados dentro de ambientes restritos e de difícil visualização.
As tripulações foram submetidas a diversos cenários, visando o ganho operacional e o desenvolvimento da capacidade técnica e profissional do quadro de tripulantes do Esquadrão.
Além disso, o Exercício foi uma oportunidade para a constatação do nível de preparação dos mantenedores e dos militares especializados em material bélico.
“Os resultados obtidos na realização da missão serviram como demonstrativo das capacidades do helicóptero como plataforma de armas, destacado por sua robustez, furtividade e eficácia na utilização de armamento com elevada capacidade bélica e alto nível de precisão”, destacou o Comandante do Esquadrão Poti, Tenente-Coronel Aviador Rômulo Amaral.
Fotos: Tenente Mariano