Sargento Júlio Fonseca, Tenente Letícia Faria E Coronel Denys
Ministério da Educação (MEC) divulgou, no dia 15 de setembro, os valores finais do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), relativo ao ano de 2019. A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG), figura novamente entre as escolas com melhor índice do Brasil, classificando-se em segundo lugar. No estado de Minas Gerais, ficou posicionada com o melhor índice dentre todas as escolas públicas.
Para o Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Marcos Vinicius Rezende Mrad, a EPCAR se consolida como uma tradicional Organização de Ensino do Comando da Aeronáutica (COMAER), formando o jovem aluno nos campos militar, profissional, intelectual, moral e ético há mais de 70 anos.
“Esse legado de formação holística, tão presente em nossa Escola, vem se mostrando cada vez mais importante para a consecução dos objetivos estratégicos do ensino da Aeronáutica, cujo foco tem sido o aprimoramento dos processos de ensino-aprendizagem, de forma a contribuir efetivamente para a formação dos futuros líderes da Força Aérea, que deverão estar devidamente capacitados para lidar com os avanços tecnológicos de uma nova realidade que se descortina numa velocidade cada vez maior”, afirma o Oficial-General.
A EPCAR possui hoje cerca de 500 alunos em seu corpo discente, sendo que participaram desta edição todos os integrantes que compunham o terceiro ano do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR), em 2019. Para o Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes, a abnegação dos profissionais no cumprimento da missão da Escola garante aos jovens a tranquilidade de terem acesso a um dos melhores ensinos do país.
“O sucesso da Escola no IDEB se deve a vários fatores. Destaco o profissionalismo das pessoas que aqui trabalham que, a despeito de eventuais dificuldades, conseguem propiciar uma excelente estrutura de ensino aos alunos, aliada a uma dedicação à missão de ensinar e formar esses jovens”, destacou o Comandante.
Atuação da EPCAR
Criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o índice foi formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. O IDEB é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo INEP e funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da educação por meio de dados concretos.
Um dos fatores de diferenciação para que os alunos sempre se destaquem nas mais diversas ocasiões em que são avaliados, como olimpíadas escolares, mensurações do MEC, entre outros, é a dedicação e a motivação em que os eles são submetidos diariamente. Para o Chefe da Divisão de Ensino da EPCAR, Coronel Aviador Mauro Henrique Monsanto da Fonseca e Souza, o resultado do IDEB está alicerçado num conjunto de fatores: alunos, professores, o trabalho sinérgico entre discentes e a equipe de coordenação pedagógica e a estrutura de ensino. “Pode-se destacar, também, os trabalhos extracurriculares, como monitorias supervisionadas e grupos de estudos, que junto a outras estratégias, levam a participação ativa do docente. E o alinhamento da Escola com a Diretoria de Ensino da Aeronáutica (DIRENS) faz com que, mesmo neste momento de pandemia, as adaptações e atualizações necessárias mantenham a qualidade de ensino no ambiente virtual”, explicou o Oficial.
O ensino na EPCAR vai além do Ensino Médio, de acordo com a aluna Diana Borges Costa, que atualmente cursa o último ano do Curso Preparatório. “Vejo que estes destaques acadêmicos podem ser explicados pelos valores enraizados nos alunos, como disciplina, motivação e dedicação. Além disso, o modelo de ensino que adota monitorias é um grande diferencial em nossa formação, facilitando o entendimento e melhorando o desempenho dos alunos”, finalizou.
Fotos: NascenTV / Sargento Valentim / Arquivo EPCAR