A ferramenta amplia a capacidade de manutenção digital para os operadores
A Embraer Serviços & Suporte lançou hoje a nova geração do sistema AHEAD (Aircraft Health Analysis and Diagnosis), no Paris Air Show. O sistema ajuda companhias aéreas e clientes a implementar a manutenção preditiva digital em suas frotas de E-Jets ou jatos executivos da Embraer, utilizando dados para identificar e prever possíveis problemas antes que se tornem críticos.
O AHEAD integra e analisa tendências de vários sistemas, como parâmetros do motor, pneumáticos, hidráulicos, trem de pouso, navegação e instrumentos. O monitoramento pode detectar anomalias e identificar padrões que indicam possíveis problemas e degradação dos sistemas, definindo oportunidades de ação preventiva.
A nova versão do sistema foi desenvolvida com base na experiência de 20 anos da Embraer Serviços & Suporte em análise de dados de manutenção preditiva dos E-Jets. Esse conhecimento sólido possibilitou a integração de 12 tendências de confiabilidade de sistemas de aeronaves para detecção precoce de degradação no E2; recursos preditivos aliados a Machine Learning; e aprimoramento da solução de problemas para ocorrências do tipo “Flight Control No Dispatch”.
“O AHEAD utiliza soluções de análise preditiva para antever quando as tarefas de manutenção serão necessárias para nossos clientes, permitindo que eles programem as atividades com antecedência. Com um planejamento antecipado, cada operador pode evitar manutenções desnecessárias e reduzir o tempo que as aeronaves passam em solo. Isso ajuda nossos clientes a otimizar seus recursos e melhorar a eficiência operacional”, diz Johann Bordais, Presidente e CEO da Embraer Serviços & Suporte.
Em breve, a Embraer Serviços & Suporte lançará uma nova atualização, contendo mais tendências de confiabilidade e recomendações de manutenção personalizadas em tempo real. Atualmente, mais de 1.250 aeronaves comerciais e executivas da Embraer utilizam o AHEAD em todo o mundo.