As primeiras conversões de E-Jet para cargueiros irão atender o mercado chinês
A Embraer assinou hoje uma Letter of Agreement (LoA) com o Lanzhou Aviation Industry Development Group para a conversão de 20 E-Jets para cargueiros. A partir do acordo assinado no Paris Air Show, a Embraer e o Lanzhou Group irão cooperar no estabelecimento da capacidade de conversão do E190F e E195F em Lanzhou, na China, acelerando a introdução da primeira geração de cargueiros E-Jet no mercado chinês. A cooperação será um ponto de partida para ambas as empresas alavancarem seus pontos fortes, promoverem conjuntamente o desenvolvimento da indústria de transporte aéreo de Lanzhou e impulsionar a economia na região do aeroporto. Com a assinatura do acordo, o Lanzhou Group se torna o primeiro cliente da conversão P2F (passenger-to-freighter) na China.
“A oportunidade das conversões de aeronaves de passageiros para cargueiros na China tem um papel importante no processo de tomada de decisão do lançamento do programa. É um mercado com demanda crescente por aeronaves de carga, resultado do expressivo crescimento do e-commerce e com consequências positivas para o setor de logística. Estamos confiantes neste mercado com grande potencial e sempre dispostos a apoiar o progresso do setor, em cooperação com nossos parceiros chineses”, disse Arjan Meijer, Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial. “Damos as boas-vindas ao Lanzhou Group, o primeiro cliente da conversão P2F da Embraer na região da Ásia-Pacífico. Temos a expectativa de trazer nova vitalidade ao mercado chinês com nossos E-Jets na versão cargueiros”.
“A LoA assinada hoje com o Lanzhou Group é um forte indicador da demanda para nossas conversões de E-Jet para carga na China”, afirma Johann Bordais, Presidente e CEO da Embraer Serviços & Suporte. “É ótimo receber o Lanzhou Group em nossa família de E-Jets cargueiros. Temos a satisfação de apoiá-los na integração à rede de conversão E190F/E195F e na aceleração dos nossos esforços na China para que mais conversões da Embraer possam ser entregues a nossos clientes locais no futuro.”
“Estamos honrados em ser o primeiro cliente dos E-Jets cargueiros da Embraer na China. Acreditamos que a ‘velocidade da China’ na logística da aviação será uma base importante para o crescimento sustentável e eficiente de nossa economia”, disse Chen Zhiqiang, presidente do Lanzhou Aviation Industry Development Group. “Ao cooperar com a Embraer, fabricante de aeronaves líder do setor, e introduzir E-Jets cargueiros na China, alavancaremos totalmente nossa força doméstica e nossas vantagens competitivas, para impulsionar o crescimento do mercado de carga aérea da China. Esperamos que o projeto, depois de concretizado, também ajude a alcançar um desenvolvimento econômico de alta qualidade em Lanzhou, Gansu e nas regiões ocidentais do país”.
Em março do ano passado, a Embraer lançou o programa E190F e E195F de conversões Passenger-to-Freight (passageiros para cargueiros), apoiando a alta demanda por carga e as tendências positivas do mercado na China. A Embraer prevê uma demanda de mercado para cerca de 700 E-Jet cargueiros nos próximos 20 anos. Entre eles, o mercado chinês deverá precisar de 240 cargueiros desse porte, representando 34% do total global, impulsionado pelas demandas dos setores de comércio eletrônico e logística.
As conversões dos E-Jets para cargueiros terão mais de 50% a mais de capacidade de volume, três vezes o alcance dos grandes turboélices cargueiros e custos operacionais até 30% menores do que os narrowbodies. Se combinada a capacidade sob o piso e convés principal, a carga útil estrutural máxima é de 13.150 kg para o E190F e de 14.300 kg para o E195F. Considerando a densidade típica de carga de comércio eletrônico, os pesos e volumes líquidos podem chegar a uma carga útil de 23.600 libras (10.700 kg) no E190F, enquanto o E195F suporta uma carga útil de 27.100 libras (12.300 kg).
O E190 e o E195, os dois modelos incluídos no programa P2F, são algumas das aeronaves comerciais mais vendidas da Embraer de todos os tempos. Atualmente, 85 E-Jets estão em serviço na China, voando com Tianjin Airlines, Hebei Airlines, Beibu Gulf Airlines, Colorful Guizhou Airlines. A Embraer também estabeleceu um sistema abrangente de serviço pós-venda e suporte na China, incluindo centros de manutenção autorizados, depósitos de peças de reposição e uma rede completa de treinamento de pilotos.