O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) encerra o primeiro semestre com 54 demonstrações no Brasil e no exterior. A agenda de apresentações foi iniciada em 10 de março. O roteiro internacional incluiu Chile, Argentina e Bolívia. No mesmo período do ano passado, foram 45 shows aéreos.
De Rio Branco no Acre à Teresina no Piauí, capitais e cidades do interior tiveram a oportunidade de assistir às evoluções dos sete Tucanos T-27. Somente no mês de junho, a Esquadrilha da Fumaça voou em sete estados brasileiros diferentes, entre eles São Paulo, Acre, Bahia e Mato Grosso do Sul.
O EDA recebe por ano, mais de mil solicitações de diferentes localidades para apresentação em eventos diversos. Fatores como segurança e infraestrutura são avaliados pelo Centro de Comunicação Social da Aeronaútica (CECOMSAER), responsável pela definição da agenda do grupo.
A agenda de demonstração é iniciada no mês de março e encerrada em dezembro. Além das apresentações, a rotina da equipe inclui treinamentos, missões precursoras e atividades administrativas do esquadrão.
A Esquadrilha da Fumaça, com suas manobras e acrobacias, divulga o nome da Força Aérea Brasileira para todo o país e exterior. Entre as mais de 50 demonstrações no primeiro semestre, uma das mais marcantes foi a que comemorou os 60 anos do esquadrão, em maio. O evento reuniu mais de 60 mil pessoas de várias partes do país na cidade de Pirassununga, no interior de São Paulo.
Fonte: EDA