O próximo show da Esquadrilha da Fumaça será realizado nesta quarta-feira (29/07) durante as comemorações do aniversário de 119 anos da cidade paulista de Porto Ferreira, vizinha a Pirassununga.O evento acontece no Estádio Ferreirão (PFFC), localizado na Avenida General Álvaro de Góes Valeriani, no Jardim Aeroporto. A entrada é franca.
"Desde 2003, não recebíamos uma demonstração, o que só aumenta a expectativa para o evento do dia da cidade”, disse a prefeita Renata Braga.
O público que acompanha as demonstrações da Esquadrilha da Fumaça, muitas vezes, desconhece a estrutura de pessoal necessária para viabilizar o espetáculo aéreo.
Cada apresentação da Fumaça é realizada por sete aeronaves A-29 Super Tucano. Para cada uma das posições na Esquadrilha – líder, ala direita, ala esquerda, ferrolho, ala direita externa, ala esquerda externa e isolado – há dois aviadores responsáveis que se revezam a cada demonstração.
O atual líder do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), Tenente-Coronel Marcelo Gobett Cardoso, explica que a seleção dos pilotos da Fumaça é bastante criteriosa e requer grande experiência em voo. “Para se candidatar a piloto do EDA, os profissionais precisam ter 1.500 horas de voo, sendo 800 delas como instrutor da Academia da Força Aérea (AFA) ou do Esquadrão Joker (2º/5º GAV). Por meio de conselho operacional, são escolhidos os candidatos mais qualificados e que apresentam perfil mais compatível à missão da Esquadrilha da Fumaça”, explica o Comandante.
Além dos 13 pilotos, há a equipe de solo – os chamados “Anjos da Guarda” – responsável por garantir a segurança e a disponibilidade das aeronaves, bem como a eficiência das tarefas administrativas.