Search
Close this search box.

ECEMAR forma 125 Oficiais Superiores no CCEM

Coronel Schenk E Major Bazilius

A Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR) realizou, no dia 7/12, no Rio de Janeiro (RJ), a Cerimônia de Conclusão do Curso de Comando e Estado-Maior para os Quadros de Engenheiros, de Especialistas e da Saúde (CCEM-ES), curso executado totalmente na modalidade de educação a distância (EAD). A solenidade foi realizada em formato de videoconferência com os formandos reunidos em cada localidade de suas respectivas Organizações Militares. Ao todo, 125 Oficiais superiores concluíram o CCEM-ES.

O evento foi presidido pelo Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior, que assistiu ao evento a partir do Auditório da Diretoria de Ensino da Aeronáutica em Brasília (DF). No Auditório da ECEMAR, a cerimônia foi assistida pelo Comandante da Escola, Brigadeiro do Ar Lélio Walter Pinheiro da Silva Junior; pela Diretora do Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG), Brigadeiro Médico Carla Lyrio Martins; pelos Instrutores, Professores e Oficiais-Alunos concludentes do curso. Ainda participaram, remotamente da cerimônia, o Comandante da Academia da Força Aérea (AFA), Brigadeiro do Ar Marcelo Gobett Cardoso e comandantes das diversas organizações envolvidas com os Oficiais que realizaram o CCEM-ES.

O Comandante da ECEMAR, em suas palavras, destacou a importância do aperfeiçoamento para os militares. “Chegar até aqui, sem dúvida, é sinônimo de superação das adversidades que encontraram pelo caminho e da motivação constante que os move rumo ao sucesso”, pontuou o Brigadeiro Lélio.

O Major-Brigadeiro Sérgio Bastos destacou a importância desse formato de educação a distância, empregado no CCEM-ES, e que se torna cada vez mais uma realidade no Comando da Aeronáutica tendo alcançado os propósitos esperados para a pós-formação dos oficiais dos quadros previstos nesse curso. Aproveitou, também, para parabenizar a todos pelo empenho em suas atividades, realizando o curso e desenvolvendo suas atividades laborais de maneira concomitante.

EAOAR realiza diplomação de 107 Oficiais¹

A Cerimônia de Encerramento do Segundo Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica (CAP-2) de 2021 foi realizada, nessa sexta-feira (10), no campus da Universidade da Força Aérea (UNIFA), no Rio de Janeiro (RJ).

A Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica (EAOAR), localizada no Rio de Janeiro (RJ), realizou, nessa sexta-feira (10), a diplomação da segunda turma do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica (CAP) de 2021, no campus da Universidade da Força Aérea (UNIFA). A cerimônia militar foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Júnior.

O evento contou, ainda, com a presença do Comandante-Geral do Pessoal da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares; do Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior; do Comandante Interino da UNIFA, Brigadeiro do Ar Lélio Walter Pinheiro da Silva Junior; e do Comandante da EAOAR, Coronel Aviador Gleison Antônio Somensi.

Na ocasião, o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior parabenizou a todos pela conquista. “Hoje, completo 40 anos que fui declarado Aspirante a Oficial da Força Aérea Brasileira. Coincidentemente, nesta data, tive a oportunidade de participar de dois marcos na carreira militar: a formatura dos 170 Aspirantes a Oficial da Aeronáutica, na AFA; e o encerramento do segundo Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica. Meus sinceros desejos de uma carreira promissora a todos”, destacou o Oficial-General.

O Capitão Aviador Gustavo José Alcoforado Costa e Silva se classificou como o primeiro colocado da turma Urutau, recebendo das mãos do Comandante da Aeronáutica a Medalha “Eduardo Gomes Aplicação e Estudo”, que destina-se a premiar e dar relevo ao mérito intelectual de Oficiais e Praças do Comando da Aeronáutica.

Durante a solenidade, o Comandante da EAOAR, Coronel Aviador Gleison, destacou a importância do curso para a carreira dos Oficiais-Alunos. “Dentre os pilares que sustentam a missão da Força Aérea, cabe a EAOAR, junto com outras organizações do Comando da Aeronáutica, cuidar do componente humano da tríade homem, máquina e meio. Neste curso de aperfeiçoamento, a Força Aérea os encorajou, os impulsionou a continuarem seu voo com as asas que protegem o País. Assim, neste momento, a escola lhes dá mais um impulso. Tenham a coragem para defender o ideal que nos une, mantendo a honestidade de propósitos em tudo o que fizeram, seja como líderes ou liderados”, concluiu.

Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica

O CAP visa a desenvolver nos militares de carreira dos quadros do Comando da Aeronáutica competências em liderança, assessoramento e gestão, relacionadas às questões de natureza administrativa e operacional, nos seus respectivos níveis de atuação. A turma CAP 2/2021 realizou o curso em três módulos, sendo dois a distância (EAD) e, este último, em formato híbrido, com duração de 13 semanas, traduzidas em 643 horas-aula.

¹por Tenente Pollyana, Sargento Luana E Tenente Flávia – Fotos: Tenente Flávia Rocha / CECOMSAER e Suboficial Fonseca / ECEMAR –

Compartilhar:

Leia também
Últimas Notícias

Inscreva-se na nossa newsletter