No principal evento de aviação executiva da América Latina, a representante exclusiva da Honda Aircraft no Brasil traz a nova versão da aeronave que voa mais rápido, mais alto e mais longe de sua categoria.
Durante a Labace (8 a 10 de agosto), o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, recebe um ilustre visitante, que chega em solo brasileiro pela primeira vez: o mais recente lançamento da Honda Aircraft – HondaJet Elite II. O jato super leve foi apresentado em outubro do ano passado, nos Estados Unidos. Entre as principais inovações deste modelo estão melhorias na performance, conforto, design e grau de automação. No estande da Líder Aviação, os visitantes poderão conferir de perto todos os detalhes do novo HondaJet.
“Além de ser o mais econômico e mais sustentável entre os jatos leves, agora é possível cobrir todas as capitais do Nordeste brasileiro a partir da cidade de São Paulo com o HondaJet Elite II”, explica Anderson Markiewicz, diretor de Vendas de Aeronaves da Líder Aviação. “Isso se dá por conta do aumento do seu alcance para 1.547 milhas náuticas – 110 milhas náuticas (aproximadamente 200 km) a mais de que seu modelo anterior”, detalha.
Outros destaques são o Autothrottle (Controle Automático de Potência) e também Autoland (Pouso de Emergência Autônomo), aumentando ainda mais o grau de automação e segurança da aeronave e reduzindo a carga de trabalho do piloto. Além do sistema de Autoland, a segurança do HondaJet foi aprimorada com o advento do sistema ASAS, que confere maior estabilidade e controle nos pousos em situações adversas, como com ventos fortes de través. Há ainda alertas sonoros e visuais que são emitidos caso haja qualquer divergência do planejado para a aproximação ao aeroporto. Nos pousos, o implemento de ground spoilers* otimiza o desempenho de frenagem da aeronave.
Na parte interna, o novo modelo continua sendo destaque no quesito conforto, já que é o único em sua categoria que oferece distância suficiente entre assentos, para que joelhos, pernas e pés dos passageiros não se toquem. Entre as novidades que trazem ainda mais conforto ao HondaJet, está o aprimoramento no tratamento acústico de ponta a ponta da aeronave, que proporciona mais silêncio e tranquilidade – característica que veio somar ao desenho inovador dos motores sobre as asas (Over-The-Wing Engine Mount – OTWEM), que faz com que as vibrações comuns aos motores à jato se dissipem antes de atingirem a fuselagem. Este desenho, além de proporcionar um baixíssimo nível de ruído interno, também possibilita ampliar o espaço de cabine, da toalete e do bagageiro.
Outras novidades que aumentam o conforto no interior do HondaJet Elite II estão o espaço adicional na regulagem dos assentos dos pilotos e a iluminação com configuração mais suave para voos noturnos. O lavatório privativo continua equipado com pia e água corrente, com iluminação natural adicional por claraboias no teto, tomada externa de serviço do toalete e porta de fechamento completo, garantindo total privacidade ao passageiro.
Em relação ao design da parte exterior, a aeronave traz duas novas versões de pintura: preto fosco e branco com faixa vermelha, além das cores já existentes. O interior também apresenta novidades, com novos padrões de cores em ônix e metálico, incluindo elementos com tons de madeira nos assentos e no piso.
“Este modelo reforça ainda mais todo o conceito de excelência em tecnologia, segurança, conforto e performance da Honda Aircraft, tão alinhado com nossas prioridades na Líder”, diz Bruna Assumpção, Diretora Superintendente da Líder Aviação.
Tradição na Labace e expectativas para 2023
Desde a primeira edição da Labace, em 2003, a Líder esteve presente. “Este evento é sempre especial, pela sua grandiosidade, pelos encontros que temos com clientes, parceiros e demais profissionais deste segmento tão apaixonante que é a aviação”, conta Bruna. “Principalmente quando apresentamos uma grande novidade, como o HondaJet Elite II”, destaca.
Além da representação exclusiva da Honda Aircraft no Brasil, vale ressaltar “a experiência de mercado da Líder para oferecer segurança na tomada de decisão assertiva na aquisição de aeronaves, com equipe formada por especialistas no mercado de aviação executiva, que dá o suporte necessário para encontrar o modelo ideal para a operação do cliente”, explica Anderson. Para isso, a companhia tem serviços como Líder Acquisitions, uma consultoria inteligente na aquisição de aeronaves novas e seminovas; importação, nacionalização e estruturação de financiamentos; além da venda de aeronaves novas e seminovas.
*ground spoilers: superfícies de comando móveis posicionadas sobre as asas que contribuem para maior eficiência na frenagem durante o pouso.
Nova geração de jatos executivos
Em junho deste ano, a Honda Aircraft anunciou o lançamento do HondaJet 2600, entrando assim em uma nova categoria de jatos executivos, com capacidade para acomodar até 11 ocupantes. Com previsão de início da comercialização a partir de 2028, o novo modelo permite um voo transcontinental eficiente, sendo o primeiro jato leve do mundo capaz de voar de uma costa a outra nos Estados Unidos (2.600 milhas ou 4.184 km), sem escalas.
O HondaJet 2600 havia sido apresentado, ainda como jato conceito, pela Honda Aircraft em 2021, durante a NBAA-BACE (National Business Aviation Convention and Exhibition), um dos principais eventos mundiais da aviação executiva. Com sua cabine espaçosa, adequada para viagens de longo alcance, a aeronave oferece mais conforto para passageiros, bem como vibração bastante reduzida em comparação com jatos leves convencionais. A velocidade máxima de cruzeiro será de 450 nós e, além disso, a aeronave reduzirá drasticamente as emissões de carbono, com até 20% melhor eficiência de combustível do que os jatos leves da categoria e 40% mais eficiente em combustível do que um jato de médio porte durante uma missão típica. “Já temos um histórico muito positivo com o HondaJet até agora e a expectativa é de que o HondaJet 2600 possa atender ainda melhor os clientes que precisem viajar por trechos mais longos – o que faz todo o sentido em um país com as dimensões do Brasil. Também atenderá aos clientes que queiram um jato leve com capacidade de voar do Brasil aos EUA com apenas uma parada”, aponta Anderson Markiewicz, diretor de Vendas de Aeronaves da Líder Aviação.