Search
Close this search box.

Dia da Inspeção em Voo é celebrado no dia 21 de fevereiro

Tenente Marayane E Major Oliveira Lima

Para garantir a segurança do tráfego aéreo brasileiro, uma equipe de militares do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), da Força Aérea Brasileira (FAB), realiza uma espécie de fiscalização no ar, é a missão de Inspeção em Voo. As atividades acontecem por meio de aeronaves-laboratório, que, junto com radares, sistemas de aproximação, rádios, equipamentos de auxílio à navegação e luzes de orientação, proporcionam a circulação segura das aeronaves.

Subordinado ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), o GEIV é responsável por testar, aferir e avaliar os chamados Auxílios e os Procedimentos de Navegação Aérea e integra o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

O Grupo participa da homologação e verificação periódica de aproximadamente 2.268 auxílios e procedimentos, realiza inspeções em todo o território nacional e, eventualmente, em outros países da América do Sul, visando à segurança de voo nas fases de decolagem, rota e pouso, principalmente em condições adversas de meteorologia.

 

Em dezembro de 2021, o GEIV recebeu a terceira aeronave IU-93M, proveniente do Projeto de Modernização. A plataforma da aeronave-laboratório foi atualizada com o Sistema de Display Integrado Pro Line 21, um aviônico da Rockwell Collins que facilita o voo e aumenta a consciência situacional. O sistema faz com que as informações vitais sejam facilmente acessíveis e compreensíveis, contribuindo para o dinamismo das missões de Inspeção em Voo.

Ao longo do segundo semestre de 2021, o GEIV realizou a campanha de Avaliação Operacional (AVOP) do Projeto I-X (IU-50 Legacy 500), contribuindo com relevante passo na sedimentação da implantação do projeto na FAB. “Ambos os passos, tanto a AVOP do IU-50 como o recebimento do IU-93M, colocam o GEIV na direção do futuro, tornando o Grupo capaz de inspecionar todos os tipos de auxílios e procedimentos à navegação aérea, contribuindo com a evolução do SISCEAB, conforme prevê o programa SIRIUS BRASIL”, explica o Comandante do GEIV, Tenente-Coronel Aviador Bruno Michel Marcondes Alves.

Ainda integrando o sistema de aperfeiçoamento contínuo da unidade, em 2021, os militares concluíram o Curso de Inspeção em Voo – CNS 103, dois Pilotos Inspetores e seis Operadores de Sistemas de Inspeção em Voo (OSIV).

História

No Brasil, são 63 anos desde a primeira inspeção em voo realizada, lembrada anualmente no dia 21 de fevereiro. A atividade teve seus primeiros passos no País após a assinatura do projeto de Controle de Tráfego Aéreo (CONTRAF), no ano de 1956. No ano de 1958, formou-se a primeira tripulação operacional de inspeção em voo no País, quando foi adquirido o primeiro avião-laboratório de matrícula nacional – o EC-47 2065 – e um laboratório de aferição e calibragem.

A primeira inspeção em voo em território nacional, com aeronave e tripulação da FAB, foi realizada em 21 de fevereiro de 1959, com o intuito de verificar a adequação do sítio de Itaipuaçu, no Rio de Janeiro (RJ), para a instalação de um equipamento eletrônico usado na navegação aérea, o VOR (do inglês Very High Frequency Omnidirectional Range).

FAB lança vídeo alusivo ao Dia da Primeira Inspeção em Voo realizada no Brasil

Nesta segunda-feira (21), comemora-se o Dia da Primeira Inspeção em Voo, que foi realizada pela primeira vez no Brasil em 1959, com o intuito de verificar a adequação do sítio de Itaipuaçu, no Rio de Janeiro (RJ), para a instalação de um equipamento eletrônico usado na navegação aérea, o VOR (do inglês Very High Frequency Omnidirectional Range). As atividades acontecem por meio de aeronaves-laboratório e são realizadas por militares do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), da Força Aérea Brasileira (FAB), que realizam uma espécie de fiscalização no ar.

A Unidade Aérea, que atua como os olhos e ouvidos do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), é subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), e é responsável por testar, aferir e avaliar os chamados Auxílios à Navegação Aérea.

Fotos: Fabio Maciel (FAB) / DECEA

Compartilhar:

Leia também
Últimas Notícias

Inscreva-se na nossa newsletter