DECEA realiza cerimônia de abertura da RACOAM 2025

O Exercício Operacional acontece até esta sexta-feira (11/04) no ICEA, em São José dos Campos (SP)

Agência Força Aérea, Denise Fontes (DECEA) E Tenente Eniele Santos

A cerimônia de abertura da Reunião Anual dos Controladores de Operações Aéreas Militares (RACOAM) ocorreu nesta segunda-feira (07/04), no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos (SP). O treinamento, que é promovido pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), segue até esta sexta-feira (11/04).

A solenidade foi presidida pelo Diretor do ICEA, Coronel Engenheiro Carlos de Oliveira Zica, acompanhado do Chefe da Divisão de Operações Militares do Subdepartamento de Operações do DECEA, Tenente-Coronel Aviador Roberto Pereira Perdiza.

Em suas palavras, o Coronel Zica destacou a importância da capacitação dos controladores de operações aéreas militares no cumprimento de ações de defesa aeroespacial. “A atividade do Controlador de Operações Aéreas Militares auxilia a manter a soberania frente às ameaças internas e externas. Esse treinamento é fundamental para se manter bem treinado, pronto e em condições para executar a vigilância e controle no caso de conflitos e de atividades ilícitas”, pontuou o Oficial.

O Tenente-Coronel Pereira ressaltou que a finalidade do Exercício Operacional é aprimorar os conhecimentos, habilidades e atitudes dos nossos controladores. ” Além do mais, a RACOAM reforça a doutrina para que os controladores possam cumprir a missão da Força Aérea Brasileira de defender a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional”, afirmou.

Participam da RACOAM os Centros de Operações Militares (COpM) dos Quatro Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I, II, III e IV), o Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC) com os seus Esquadrões e o 2º Esquadrão do 6º Grupo de Aviação (2º/6º GAV) – Esquadrão Guardião.

Durante a programação, os militares realizarão exercícios operacionais, que incluem interceptação de tráfego ilícito, treinamento de conflito e simulação de voo, maratona intelectual, competição esportiva, além de participar de palestras sobre o emprego da aeronave F-39 Gripen na defesa aérea.

Fotos: DECEA

Compartilhar:

Leia também
Últimas Notícias