Daisy dos Santos Meireles E Major Oliveira Lima
Subdepartamento de Operações (SDOP) do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) reuniu, no dia 8/12, no Rio de Janeiro (RJ), a comunidade aeronáutica e apresentou os resultados do Projeto A-CDM, do inglês Airport Collaborative Decision Making, implantado pela Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA). O programa tem como objetivo melhorar a eficiência operacional, a previsibilidade e a pontualidade dos voos.
O evento contou com a presença do Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, Brigadeiro do Ar Eduardo Miguel Soares; do Assessor de Gestão Estratégica da NAV Brasil, Brigadeiro do Ar Gustavo Adolfo Camargo de Oliveira; dos diretores da empresa Saipher, Luiz Tanaka e Fred Boratto; de representantes da empresa SITA, da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC), da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), da Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA), de companhias aéreas nacionais, concessionárias, operadoras do aeródromo e da navegação aérea, de Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares subordinadas ao DECEA.
Na abertura do evento, o Brigadeiro Miguel frisou a importância da troca de experiências e da parceria necessária entre os diversos atores da comunidade aeronáutica para que o conceito A-CDM atinja os resultados esperados. “Posso resumir em uma palavra a parte principal desse conceito: parceria. É o momento de rever o Projeto, como foi feito, conhecer um pouco mais, analisar e ver como isso pode ser projetado”, pontuou.
Em seguida, o gerente do empreendimento para implantação do A-CDM e Chefe da Divisão Operacional da CISCEA, Major Aviador Marcio Rodrigues Ribeiro Gladulich, explanou sobre o processo de entrada e saída das aeronaves. “Hoje em dia conseguimos aproveitar melhor o tempo por conta das facilidades digitais, cumprindo um maior número de tarefas em comparação com o mesmo período antigamente. O tempo é igual, mas o dinamismo é muito diferente”, afirmou.
Na oportunidade, o Oficial apresentou o histórico do Projeto e suas etapas, desde a assinatura do acordo de cooperação operacional para a implantação do conceito no Aeroporto de Guarulhos, em 2017; a adequação do modelo A-CDM EUROCONTROL às necessidades da comunidade aeronáutica brasileira, em 2018; a validação dos indicadores no aeroporto de Guarulhos, descrição dos requisitos e concepção operacional, em 2019; o intenso treinamento dos parceiros, validação operacional, implantação do conceito e início da operação, em 2020; e a operação assistida, o desenvolvimento de indicadores de performance e entrega final do Projeto, em 2021.
“Hoje, na era da informação, a comunicação integrada entre todos os participantes do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) se tornou possível, por meio da plataforma ACISP (A-CDM Information Shering Plataform), gerando eficiência por meio de uma comunicação mais rápida”, destacou o Major Gladulich.
O gerente de Operações do Aeroporto de Guarulhos, Alexandre César Freire, e o Gerente da NAV Brasil responsável pela Torre de Controle do Aeroporto de Guarulhos, Aderley Nunes de Lima, apresentaram as fases de implantação do Projeto, bem como a importância da integração e parceria entre as partes e os benefícios observados no controle da movimentação no aeroporto desde a implantação do conceito. Eles destacaram, ainda, a relação de previsibilidade dos voos, o desempenho da pontualidade e redução de taxiways e de congestionamento no pátio. “O A-CDM é um processo, não é uma ferramenta, não é um aplicativo. É um conceito, é uma cultura. Para poder colocar em prática, tivemos que passar por alguns desafios. É algo novo e tivemos que nos adaptar”, declarou Alexandre.
“Levamos o conceito para dentro da cabine de controle e foi de suma importância, tanto para os controladores quanto para o tráfego aéreo, porque facilitou o desenvolvimento e a aceitação dos procedimentos”, complementou Aderley Nunes.
Por fim, o Brigadeiro Miguel encerrou o evento agradecendo a todos que se envolveram e participaram, de alguma forma, do Projeto. “Vamos continuar acompanhando de perto no SDOP e, como vimos, é uma quebra de paradigma muito grande e um Projeto bastante importante estrategicamente para o DECEA”, concluiu.
No Brasil, a implementação do A-CDM, por meio da CISCEA, foi viabilizada a partir de um acordo assinado entre DECEA e EUROCONTROL, em 2015. Na ocasião, foi acordada a cooperação entre as duas organizações para a otimização do intercâmbio de informações e dados operacionais de voos entre América do Sul e Europa, sobretudo no que tange à colaboração para o Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo, tanto do lado do gerenciamento de fluxo, como dos processos operacionais das operações de chegada, turn-round e partida dos voos, mediante a tomada de decisões colaborativas.
FAB participa de evento sobre Segurança da Aviação
O World Trade Center Nações Unidas, em São Paulo (SP), sediou, nos dias 7 e 8 de dezembro, o Safety Management Summit SMS Brazil 2021, evento de Segurança da Aviação promovido pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O evento contou com a participação de militares do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) – representando a Força Aérea Brasileira (FAB) -, além de nomes reconhecidos das empresas aéreas Gol, Azul, GSO Omni Taxi Aéreo; da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade de São Paulo (USP), que discorreram sobre diversos temas de relevância para a segurança da aviação brasileira.
“A segurança no setor aéreo é a essência de todo o trabalho que executamos. Trabalho esse que é feito em conjunto com o DECEA, com o CENIPA e com todos que se empenham, diariamente, para que a aviação alcance sempre os mais altos níveis de segurança operacional no País e no mundo”, destacou o Diretor-Presidente da ANAC, Juliano Alcântara Noman, na abertura do SMS Brazil 2021.
A cerimônia de abertura contou, ainda, com a presença do Chefe do Subdepartamento de Operações (SDOP) do DECEA, Brigadeiro do Ar Eduardo Miguel Soares, e do Chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno.
Destacando o fato do dia 7 de dezembro ser o Dia Internacional da Aviação Civil, o Brigadeiro Miguel nominou a tríade DECEA, CENIPA e ANAC como os "pilares da aviação civil brasileira". O chefe do SDOP enalteceu a sinergia entre as três Instituições que tomam as melhores decisões em conjunto, provando que o modelo da aviação aplicado no Brasil funciona e apresenta resultados positivos. Reiterou o impacto da pandemia na aviação e destacou o fato de que o DECEA não fechou nenhum órgão ao longo da crise e, com a rápida recuperação até agora, estima que em meados de 2022 haverá a retomada em 100% da capacidade.
No ciclo de palestras do SMS Brazil 2021, foram apresentados diversos temas. O DECEA esteve representado em duas palestras. Referente à cultura de prevenção, a Major Aviadora Camila Bolzan, da Assessoria de Segurança Operacional no Controle do Espaço Aéreo (ASEGCEA), discorreu sobre o processamento das ocorrências de tráfego aéreo, abordando o isolamento social e suas peculiaridades no âmbito do DECEA. Explicou, também, a diferença entre CENIPA e ASEGCEA. Após apresentar a estrutura organizacional do DECEA, discorreu sobre a ligação sistêmica entre todos que fazem parte do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).
O Chefe do Centro de Operações (COP) do Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE), Major Aviador Sérgio Luiz Marques Malecka, apresentou o tema "TCAS-RA (Sistema Anticolisão de Tráfego – Avisos de Resolução), explicando o quanto uma operação é atrapalhada quando há um reporte desnecessário, desde a necessidade de uma equipe para a análise e conclusão de que foi um reporte inoportuno até o impacto psicológico que tal reporte possa causar no controlador de tráfego aéreo.
Fotos: Cabo Matheus da Silva Pereira e Fábio Maciel / DECEA