COPE realiza o primeiro Safety Day com foco na Segurança Operacional Espacial

Encontro ratificou a implementação do SIPAE, no âmbito do COPE, e marcou o início das atividades conjuntas entre a Defesa e a TELEBRAS

Agência Força Aérea

 O Centro de Operações Espaciais (COPE), subordinado ao Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), promoveu, no dia 05/12, o primeiro Safety Day, evento exclusivo voltado para o incremento da Segurança Operacional Espacial. A iniciativa reuniu instrutores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), Gerentes de Área e colabores da TELEBRAS e Operadores dos Sistemas Espaciais controlados e monitorados pelo COPE, incluindo militares da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB).

Durante o evento, os participantes assistiram palestras sobre o Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes em Atividades Espaciais (SIPAE), Mentalidade de Segurança Operacional Espacial, Corporate Resource Management (CRM), além de Gestão da Prevenção de Acidentes. A programação também incluiu o primeiro Exercício de Line Oriented Flight Training (LOFT) voltado exclusivamente para operações satelitais.

O encontro ratificou a implementação do SIPAE, no âmbito do COPE, e marcou o início das atividades conjuntas entre a Defesa e a TELEBRAS, voltadas para a prevenção de acidentes em atividades espaciais. Na abertura do evento, o Chefe do COPE, Brigadeiro do Ar Éric Cézzane Cólen Guedes, destacou a relevância do tema. “Esse primeiro Safety Day do COPE reveste-se de importância por ser mais um passo no incremento da resiliência nas operações espaciais. A participação da TELEBRAS enriquece o evento, integrando a operação civil e militar em prol da segurança das operações espaciais”, enfatizou o Oficial-General.

O Gerente de Engenharia e Operações de Satélites da TELEBRAS, Sebastião do Nascimento Neto, também ressaltou a relevância do trabalho conjunto para minimizar riscos e promover a eficiência operacional. “Outro fator importante tratado é a necessidade de existir procedimentos de comunicação entre as equipes, que possam proporcionar a interação e a discussão de pontos relevantes, de forma a realizar as atividades operacionais com sucesso e minimizar os riscos”, afirmou.

O evento reforçou o compromisso do COPE e da TELEBRAS com a segurança nas operações espaciais e estabeleceu um marco na integração entre as operações civis e militares em prol da proteção dos ativos satelitais brasileiros.

SIPAE – marco na prevenção de acidentes espaciais

Criado pela Lei 14.946, de 31 de julho de 2024, o SIPAE tem como objetivo exclusivo a prevenção de acidentes em atividades espaciais no Brasil. Na FAB, o sistema foi instituído pela Portaria GABAER nº 1.486, de 8 de agosto de 2024, que designou o CENIPA como órgão central responsável por sua coordenação.

Fotos: Soldado F. Vasconcelos / COMAE

Compartilhar:

Leia também
Últimas Notícias

Inscreva-se na nossa newsletter