O Comando do 8º Distrito Naval realizou a Operação “Ágata” na Fronteira Fluvial e litoral do estado do Paraná, entre os dias 16 e 21 de março. A operação foi deflagrada a partir das sedes da Capitania dos Portos do Paraná, Capitania Fluvial do Rio Paraná e Delegacia Fluvial de Guaíra. As ações de Patrulhamento e Inspeção Naval desenvolvidas visaram coibir os delitos transfronteiriços e ambientais; em especial, o contrabando e o tráfico, tanto de armas quanto de drogas.
A Marinha do Brasil (MB) atuou em coordenação com a Receita Federal; Centro Integrado de Operações de Fronteira; Polícia Militar Ambiental; Polícia Rodoviária Federal; Polícia Federal, por meio do Núcleo Especial de Polícia Marítima; e com a Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Polícia de Fronteira e da Patrulha Costeira.
|
Lancha Blindada realiza patrulhamento noturno no Lago Itaipu (PR) |
|
Patrulhamento na Baía de Paranaguá (PR) |
A operação mobilizou um efetivo da MB de 179 militares, 15 embarcações e 1 aeronave. Durante as atividades, foram realizadas 286 horas de patrulhamento, tanto diurno quanto noturno; 10 horas de voo de esclarecimento; e 197 abordagens a contatos de interesse.