Tenente Elias, Aspirante Flávia E Tenente-Coronel Santana
O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, recebeu, nesta quinta-feira (12), em Brasília (DF), a comenda da Ordem do Mérito da Advocacia-Geral da União (AGU), no grau Grã-Cruz. Também foram agraciadas outras 74 autoridades civis e militares, entre elas, o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva; o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior; e o Comandante do Exército, General de Exército Edson Leal Pujol.
Durante o discurso, o Advogado-Geral da União, Ministro André Luiz de Almeida Mendonça, falou sobre a importância das Forças Armadas. "Podemos nos lembrar, aqui, dos nossos anfitriões das Forças Armadas, cujo artigo 142 diz que elas são Instituições permanentes e devem zelar pelo Estado Democrático, pela Constituição e pela paz social", ressaltou.
O Tenente-Brigadeiro Bermudez destacou o reconhecimento pela condecoração. “Particularmente, sinto-me muito honrado por esta comenda e, principalmente, por receber esta homenagem que é de todos nós, integrantes da Força Aérea Brasileira”, disse.
A Ordem do Mérito da Advocacia-Geral da União foi instituída pela Presidência da República para agraciar pessoas, Órgãos e entidades da administração pública, Instituições e Organizações Militares, brasileiras ou estrangeiras, que tenham prestado notáveis serviços à AGU, em âmbito nacional ou internacional. Esta é a primeira vez que a Comenda foi entregue.
AGU
A Advocacia-Geral da União é uma Instituição permanente do Estado. Conforme disciplina a Constituição Federal, a AGU integra o rol das funções essenciais à justiça, representando os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como os demais Órgãos autônomos, como o Ministério Público Federal, o Tribunal de Contas da União, o Conselho Nacional de Justiça e o Conselho Nacional do Ministério Público. É responsável, ainda, pela consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo.