Tenente Cristiane E Capitão Oliveira Lima
Nesta quarta-feira (2), o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, palestrou para líderes de quase 15 mil militares do efetivo da Força Aérea Brasileira (FAB). A apresentação ocorreu durante o IV Workshop 2020 do Comando de Preparo (COMPREP), que acontece de 30/11 a 03/12, no Centro Militar de Convenções e Hospedagem da Aeronáutica (CEMCOHA), em Salvador (BA).
Participam do evento Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares da Força Aérea, como as Alas, a Primeira Brigada de Defesa Antiaérea (1ª BDAAE), o Instituto de Aplicações Operacionais (IAOp), o Campo de Provas Brigadeiro Veloso (CPBV) e a Base Aérea de Salvador (BASV).
O objetivo é de promover a coordenação das diretrizes e ordens do Comandante de Preparo com as unidades subordinadas, gerando um intercâmbio de ideias e experiências que fortaleçam o estudo, a segurança de voo, o treinamento das equipagens e o desenvolvimento de doutrinas voltadas às atividades aéreas e de defesa no Comando da Aeronáutica (COMAER).
Entre os temas tratados durante o Workshop estão os resultados dos Indicadores de 2020 e a Projeção dos Indicadores e Prospectivas para 2021. No decorrer da semana, também foram debatidos temas sobre o Aprimoramento da Reestrutruração do COMAER, aspectos da Segurança de Voo, dentre outros.
Durante a apresentação, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Bermudez, destacou a chegada da aeronave F-39 Gripen e do KC-390 Millennium, bem como o Transporte Aéreo Logístico na Operação COVID-19. Além disso, explanou sobre os Exercícios Operacionais (EXOP) Tápio, em Campo Grande (MS), e Tínia, em Canoas (RS), além dos cuidados sanitários adotados. “Nós temos que seguir o planejamento, temos que nos preparar adequadamente e é o que fazemos. Por isso que as coisas dão certo e conseguimos realizar com sucesso tudo o que nos propomos a fazer”, disse o Comandante.
Para o Chefe do Estado-Maior do Comando de Preparo, Major-Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto, o Workshop faz parte de um modelo de governança implementado desde 2017. "Esse modelo prevê reuniões com Comandantes das nossas 15 Organizações Militares. Além do Workshop, nós também fizemos inspeções setoriais e o controle por meio de indicadores de todo desempenho das atividades planejadas no ano anterior", afirmou.
O Comando de Preparo tem como missão preparar meios de Força Aérea, sob sua responsabilidade, a fim de manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional.
Fotos: Soldado Wilhan Campos / CECOMSAER