Novidade inclui a atualização de 22 cenários representativos de aeroportos brasileiros, a migração para a plataforma i6 do SITC e a implementação de monitores LCD de última geração
Agência Força Aérea: DECEA, Tenente-Coronel Deoclides e Mario Franco E Tenente Wanessa Liz
Foram concluídos, em setembro, os Testes de Aceitação em Campo da Modernização do Sistema de Simulação 360º do Sistema Integrado de Torre de Controle (SITC) – Simulador TWR 360°, implantado no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos (SP). A novidade inclui a atualização de 22 cenários representativos de aeroportos brasileiros, a migração para a plataforma i6 do SITC (mais utilizada nos principais aeroportos do Brasil) e a implementação de monitores LCD de última geração, evoluindo significativamente as capacidades gráficas e proporcionando experiência de simulação altamente imersiva e realista.
O contrato de Modernização do sistema foi firmado pela Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) em maio de 2023. Trata-se de uma ferramenta avançada que replica as operações das Torres de Controle do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) em um ambiente controlado, visando aprimorar o treinamento e a capacitação dos Controladores de Tráfego Aéreo.
O SITC é o sistema que os controladores de tráfego aéreo utilizam na operação rotineira em 33 Torres de Controle de Aeródromo no Brasil. Sua interface intuitiva integra sistemas essenciais para o controle de aeródromos, como meteorologia, auxílios à navegação, Serviço Automático de Informação Terminal (ATIS) e balizamento de pista. Isso proporciona condições ideais para o desempenho das atividades, reduzindo significativamente a carga de trabalho dos controladores em ambientes operacionais complexos e contribuindo para a segurança operacional dos usuários do SISCEAB.
Assim, a modernização do Simulador TWR 360º, representando, de modo aperfeiçoado, a realidade em uma Torre de Controle com o SITC, tem por objetivo a atualização dos equipamentos, dos seus sistemas integrados e dos cenários dos aeroportos. Isso permite que os controladores sejam treinados pelo ICEA em ambiente muito próximo ao operacional de Torre de Controle, com as ferramentas utilizadas por esses profissionais no seu dia a dia e, portanto, diminuindo a necessidade de treinamentos adicionais no aeroporto de atuação.
“Quanto maior a aproximação entre a simulação e a realidade, melhores os treinamentos de nossos profissionais Controladores de Tráfego Aéreo e maiores os benefícios para a Segurança da Navegação Aérea”, destacou o Presidente da CISCEA, Major-Brigadeiro Engenheiro Alexandre Arthur Massena Javoski.
Redução de custos operacionais, flexibilidade e personalização do treinamento, simulação total do campo visual, aumento da consciência situacional, entre outras, são algumas das vantagens da utilização de simuladores modernos para preparação dos controladores. Por fim, essas atualizações e expansões garantirão que os controladores de tráfego aéreo do Brasil sejam treinados com os mais avançados recursos tecnológicos, proporcionando treinamentos imersivos, realistas e adaptados às exigências atuais da aviação, sempre em evolução, de mãos dadas com a tecnologia, contribuindo diretamente para a Segurança Operacional.
Isso é exemplo da constante atualização tecnológica por parte do DECEA, objetivando a otimização do serviço prestado aos usuários do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro.
Fotos: DECEA