O Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais, conhecido como Batalhão Tonelero, capacitou oito Comandos Anfíbios em técnicas e procedimentos básicos para operações em clima frio, no período de 23 de setembro a 6 de outubro, na região do vulcão Lonquimay, na Patagônia Oriental chilena, porção Leste da Cordilheira do Andes.
Este treinamento faz parte do Programa de Intercâmbios da Marinha do Brasil com a Armada da República do Chile, sob a coordenação do Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, com o propósito de qualificar pessoal e ampliar o apoio dos Fuzileiros Navais às atividades desenvolvidas para o ambiente de clima frio.
Durante o intercâmbio, conduzido por uma equipe de Comandos da Marinha do Chile, foram ministradas instruções teóricas e práticas, voltadas para o desempenho de atividades operativas e de apoio em ambientes gelados, como os encontrados na Antártica.
Algumas das atividades desenvolvidas foram primeiros socorros, escaladas no gelo, marchas na neve, ações de busca e resgate de pessoal.
A equipe de Comando Anfíbios do Batalhão Tonelero foi capacitada com técnicas e procedimentos para o uso de equipamentos especiais, como as raquetes e esquis para neve, trenós para transporte de pessoal e material e demais itens empregados nas escaladas e deslocamentos naquele ambiente.
A escalada do vulcão Lonquimay (2.865 m) coroou o intercâmbio e foi realizada em quatro dias, com pernoites em abrigos, alguns construídos pelos próprios militares, sob nevascas e temperaturas extremas, com sensação térmica de até 15ºC negativos.
Na capacitação, os militares também simularam resgate com maca na neve
Matéria Relacionada
EXCLUSIVO – Comando Naval de Operações Especiais (CoNavOpEsp)
As missões e os requisitos do futuro Comando Naval de Operações Especiais DefesaNet Link