Nota DefesaNet Ao mesmo momento que o Presidente Jair Bolsonaro e Primeiro-Ministro italiano Giuseppe Conte, em Davos chega ao Brasil uma delegação liderada pela Ministra da Defesa da Itália, Elisabetta Trenta. A visita é em apoio à participação da Itália com o Grupo Fincantieri, no Programa Corveta Classe Tamandaré (CCT) da Marinha do Brasil. Itália procura retomar acordo militar e naval com Brasil Link As ações da Ministra Ministra da Defesa da Itália, Elisabetta Trenta. CCT – FINCANTIERI: ROAD SHOW no BRASIL para a Indústria Local Link |
Como parte das iniciativas voltadas à licitação lançada pela Marinha do Brasil para a construção de 4 corvetas Classe Tamandaré, o Grupo FINCANTIERI lançou um "road show" destinado a envolver a indústria do país, para promover a criação e o desenvolvimento da cadeia de suprimentos das pequenas e médias empresas locais e nacionais.
O road show começou na quarta-feira (23JAN2019), no Recife, cidade onde está localizado o estaleiro Vard-Promar da FINCANTIERI, e o evento contou com a participação, entre outros, da Ministra da Defesa da Itália, Elisabetta Trenta, que também fez uma visita ao estaleiro. Também presente o embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini. As próximas etapas serão, dia 30 de janeiro, no Rio de Janeiro e, dia 6 de fevereiro, em São Paulo.
O evento ocorreu na Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) e à tarde uma visita ao estaleiro VARD-PROMAR.
Em outubro passado, FINCANTIERI foi selecionada na short list dos concorrentes para a licitação promovida pela Marinha do Brasil, no valor de cerca de 1,6 bilhão de euros, que deve concluír-se, em março com a escolha da proposta que vai construir as Corvetas.
#23gennaio Il Ministro @Eli_Trenta a Recife #Brasile: le relazioni industriali bilaterali sono indispensabili al fine di sostenere il recupero della competitività e della redditività e per migliorare la qualità del servizio, con l’obiettivo di tutelare il lavoro e le persone pic.twitter.com/AO0rB7lowh
— Ministero Difesa (@MinisteroDifesa) 23 de janeiro de 2019
O Chief Executive Officer (CEO) da FINCANTIERI Giuseppe Bono declarou: “Um elemento distintivo da oferta da FINCANTIERI é o envolvimento da indústria brasileira para uma possível inclusão na cadeia de suprimentos do Grupo, de empresas locais que se tornariam então potenciais fornecedores não apenas para o projeto Tamandaré, mas também para futuros programas navais. A entrada em um negócio mais amplo e estratégico representaria um passo decisivo em termos de crescimento para a economia do país”.
Ministra de Defesa Elisabetta Trenta discursa na Federação das Indústrias de Defesa de Pernambuco (FIEPE).
Bono concluiu: “Gostaria, portanto, de agradecer a Ministra Trenta, que decidiu estar presente hoje, no início da nossa iniciativa, testemunhando assim a atenção para as nossas atividades também no exterior”.
A FINCANTIERI investe no Brasil há anos e colabora com a Marinha do Brasil no desenvolvimento dos programas de modernização de sua frota. De fato, o Grupo FINCANTIERI venceu a licitação para o fornecimento de “serviços de engenharia específicos e especializados” das novas Corvetas Classe Tamandaré, apoiando a Marinha do Brasil na realização do projeto com total satisfação do cliente.
Sucessivamente à aquisição da VARD-PROMAR em 2013, a FINCANTIERI está presente no Brasil, no estado de Pernambuco, com o estaleiro VARD PROMAR. Como prova de objetivo de consolidar sua posição no país, nos último anos o Grupo FINCANTIERI investiu nesta planta cerca de 400 milhões de reais, equivalentes a quase 100 milhões de euros, para modernização tecnológica graças à qual hoje é possível construir de imediato navios militares.
Hoje, o estaleiro Vard Promar emprega aproximadamente 800 pessoas e é uma excelência da indústria naval brasileira que produz navios para operadores primários no setor de Petróleo e Gás, e é capaz de garantir a construção de unidades militares e mercantis em plena conformidade com os prazos e de acordo com os padrões de qualidade exigidos.
No dia 24JAN2019, a Ministra da Defesa da Itália, Elisabetta Trenta, manteve contato com o Presidente em Exercício Hamilton Mourão e no Ministério da Defesa, com o seu contraparte ministro General Fernando Azevedo.
Colloquio tra @Eli_Trenta e il Vice Presidente del #Brasile Hamilton Mourão. Dopo il ringraziamento per la collaborazione su #CesareBattisti, focus su comune esperienza settore Peacekeeping @UNIFIL_ #ONU e su valorizzazione eccellenze industriali italiane nel campo della Difesa pic.twitter.com/888jeb8rw7
— Ministero Difesa (@MinisteroDifesa) 24 de janeiro de 2019
#24gennaio Incontro bilaterale tra il Ministro @Eli_Trenta e il collega brasiliano Fernando Azvedo e Silva. Al centro dei colloqui: sostegno alle imprese Italiane, rapporti bilaterali e la crisi in #Venezuela pic.twitter.com/DQtgphpd1g
— Ministero Difesa (@MinisteroDifesa) 24 de janeiro de 2019
O Grupo FINCANTIERI
FINCANTIERI é um dos mais importantes complexos de construção naval do mundo e o primeiro em diversificação e inovação. É líder na projetação e na construção de navios de cruzeiro, é operador de referência em todos os setores de alta tecnologia mecânico-naval, de embarcações militares a embarcações offshore, de embarcações especiais e balsas altamente complexas a mega iates, bem como em reparos e transformações de navios, produção de sistemas e componentes mecânicos e elétricos e na oferta de serviços pós-venda.
Com mais de 230 anos de história e mais de 7.000 navios construídos, FINCANTIERI sempre manteve na Itália seu centro de gerenciamento, bem como todas as habilidades de engenharia e produção que caracterizam seu know-how diferenciado.
Com mais de 8.400 funcionários na Itália e uma produção que emprega quase 50.000 trabalhadores, FINCANTIERI conseguiu valorizar uma capacidade de produção fracionada em vários estaleiros, tornando-a um ponto de força, conseguindo adquirir o maior portfólio de clientes e de produtos no setor de cruzeiros. Para enfrentar a concorrência e destacar-se a nível global, expandiu seu portfólio de produtos alcançando, nos setores em que atua posições de liderança global.
Com a internacionalização, o Grupo conta atualmente com 20 estaleiros em 4 continentes, mais de 19.000 funcionários, é a principal construtora naval do mundo e conta, entre seus clientes, as maiores operadoras de cruzeiros do mundo, a Marinha do Brasil e a Marinha dos EUA, além de várias Marinhas no exterior, e é parceira de algumas das principais empresas de defesa européias no contexto de programas supranacionais.
A atividade da FINCANTIERI é extremamente diversificada para mercados finais, exposição a áreas geográficas e portfólio de clientes, com receitas geradas principalmente entre a construção de navios de cruzeiro, embarcações militares e unidades offshore. Essa diversificação permite mitigar os efeitos de possíveis flutuações na demanda dos mercados finais atendidos em comparação aos operadores menos diversificados.