Manching, Alemanha. Hà dez anos o primeiro Eurofighter (Typhoon), produzido em série realizou o primeiro voo no Centro de Aeronáutica Militar de Manching (Alemanha). Poucos días depois, a aeronave com a designação GT001 (GT – German Trainer), foi transladada para a Escola Técnica 1 da Luftwaffe, localizada em Kaufbeuren, onde se encontra até os días de hoje, agora para preparar o pessoal de terra.
O piloto de provas de CASSIDIAN Heinz Spoelgen e seu companheiro o Tenente-Coronel Robert Hierl, pertenecente ao Centro Técnico de Defesa WTD 61, das Forças Armadas Alemãs, localizado em Manching, descreveram aquele voo como o ponto culminante de sus carreiras como pilotos. “Após adquirir uma grande experiência graças às provas efetuadas nos protótipos do Eurofighter, assim como em aviões de série equipados com instrumentos de prova, o fato de trabalhar com o primeiro aparelho destinado à Luftwaffe era um grande desafio para nós”, enfatizou H. Spoelgen. “O voo de 41 minutos de duração na aeronave biplace atingiu totalmente nossas expectativas e transcorreu sem nenhum problema”, complementou o Tenente-Coronel Robert Hierl.
Um día mais tarde, a 14 de fevereiro de 2003, ocorreram os voos do primeiro Eurofighter de série britânico e do italiano, pela BAE Systems, em Warton, e Alenia Aermacchi, em Turin, respectivamente. A estes seguiu-se o ST001 espanhol, que realizou o voo inaugural, em 17 de fevereiro, na sede da CASSIDIAN, en Getafe.
Neste período foram produzidas cerca de 350 aeronaves do caça Eurofighter. Foram contratados 719 e 571encomendados por sete países (Reino Unido, Alemanha, Itália, Espanha, Austria, Arábia Saudita e o Sultanato de Oman).
Os operadores do Eurofighter alcançaram a marca de 160.000 horas de voo (Janeiro de 2013) incluindo condições de combate.