Um avião caça F5F da Força Aérea Brasileira (FAB) da ALA12 caiu no início da manhã desta quinta-feira na Base Aérea de Santa Cruz, zona oeste do Rio de Janeiro.
O acidente ocorreu pouco antes das 8h00, durante um voo de instrução. – Foi necessária a ejeção dos pilotos. Segundo locais, os dois tripulantes conseguiram se ejetar da cabine, e, já foram resgatados por um helicóptero da FAB. A Aeronave caiu em uma região desabitada e não há informações de vítimas.
#FABesclarece Hoje, 24/05, por volta das 07h40, uma aeronave F-5F da Força Aérea Brasileira sofreu uma pane após a decolagem da Ala 12 (Base Aérea de Santa Cruz) no Rio de Janeiro. Os pilotos conseguiram se ejetar. Mais informações em breve. pic.twitter.com/w0a9Lld1bE
— ForçaAéreaBrasileira (@portalfab) 24 de maio de 2018
O mesmo acidente ocorreu também na Base Aérea de Santa Cruz em junho de 2016
No início da noite da terça-feira, 05 de julho de 2016, na Base Aérea de Santa Cruz, zona oeste do Rio de Janeiro. Ocorreu o acidente com a aeronave às 18h40, também durante um voo de instrução. Os dois pilotos que estavam na aeronave conseguiram se ejetar da cabine, e, com ajuda de um paraquedas, aterrissar em segurança.
A tripulação realizava um voo local de treinamento e estava em fase de aproximação final, quando foi detectada uma falha que não permitia o pouso em segurança. A ejeção ocorreu de forma controlada, com a aeronave direcionada a uma região desabitada.
O coronel-aviador da assessoria de Comunicação Social da FAB em Brasília, Rogelio Azevedo Ortiz, disse na ocasião que, após a detecção da falha, todos os procedimentos técnicos previstos foram tomados, mas como não foi possível reverter a situação.
– Foi necessária a ejeção dos pilotos.
Segundo Ortiz, a aeronave do acidente está em plenas condições de voo e a FAB espera mantê-la em operação por mais alguns anos.
– Com certeza, posso afirmar que todas as revisões estavam realizadas dentro do previsto. Equipes de investigação da Aeronáutica estão no local para apurar o que determinou o acidente – afirmou.