Martín Dinatale
Infobae
A transferência de quatro submarinos da Marinhado Brasil, Classe IKL, consta dos acordos bilaterais e os gestos de boas intenções expostos ontem pelos presidentes Mauricio Macri e Jair Bolsonaro na Casa Rosada, um acordo militar que terá impacto imediato sobre a defesa Argentina foi assinado. O Brasil ajudará a Marinha de nosso país (Argentina) a fechar o vácuo estratégico deixado pelo colapso da perda ARA San Juan.
A declaração de intenções assinada pelo ministro da Defesa Oscar Aguad e seu homólogo brasileiro Fernando Azevedo e Silva, consta do item "g" refere-se especificamente a "aprofundar a cooperação bilateral na área de submarinos convencionais, incluindo a possibilidade de reparação, manutenção e construção, e o estudo das possibilidades de transferência de submarinos IKL da Marinha do Brasil para a Marinha da Argentina ".
Na prática, o item "g" significa que o Brasil antes do final do ano entregará dois submarinos IKL detecnologia alemã para ser reparado em Tandanor, e mais tarde a idéia de transferir os outros dois submarinos é avaliada.
No Ministério da Defesa e na Marinha, na quinta-feirar estavam exultantes após este acordo. De fato, Aguad agradeceu ao Presidente Bolsonaro durante a cerimônia de encerramento do Seminário da Indústria de Defesa Brasil-Argentina, realizado na embaixada brasileira em Buenos Aires.
"Estamos avançando de forma muito importante com o Brasil em termos de Defesa, a ideia de integração, além dos clássicos costumes e da integração comercial, começou a se tornar realidade", disse Aguad durante o evento. Ele acrescentou: "Hoje demos um passo muito importante na integração regional, que é a integração na Defesa, e partimos de uma força que ambos os países têm, que é a confiança, fundamentalmente entre as duas forças armadas, o que nos permite avançar mais rapidamente".
Os submarinos IKL de origem alemã têm uma capacidade de 480 baterias
Assim, foi firmado o acordo de compromisso entre os Ministérios da Defesa do Brasil e da Argentina, onde serão realizadas pesquisas e estudos para o desenvolvimento e intercâmbio de tecnologias aplicadas à defesa em sistemas de armas para a Marinha, o Exército e o Exército. Força Aérea de cada país.
Como parte da cooperação combinado para monitoramento e controle do Atlântico Sul, Argentina irão beneficiar da transferência de submarinos IKL brasileiros, que não estão actualmente operacionais: Tandanor será responsável pela reparação e tuning.
"A idéia é que há uma cooperação real de controle do Atlântico Sul em conjunto e a transferência desses submarinos do Brasil é parte deste acordo, incluindo treinamento com militares", disse um funcionário próximo a Aguad.
Características dos submarinos
A classe submarinos "Tupi" IKL-209/1400 atualmente detida pela força submarina argentina do Brasil tem uma capacidade de 480 baterias, ou seja, metade do 970 que teve a ARA San Juan ou ter a ARA Santa Fe da Argentina.
No entanto, o Ministério da Defesa e a Marinha acreditam que a possibilidade concreta de o Brasil transferir esses submarinos IKL antes do final do ano e que eles possam ser consertados permitirá que a Argentina tenha uma capacidade de estratégia de dissuasão no Atlântico Sul que Foi perdido após o colapso da ARA San Juan.
Os submarinos da classe IKL-209-1400 do Brasil são de propulsão diesel-elétrica projetada pelo engenheiro alemão Ingenieur Kontor Lubeck (IKL). Na época, o Brasil queria vender esses submarinos para o Peru, mas essa operação foi finalmente abortada.
Essas tentativas de transferir navios do Brasil para a Argentina começaram a tomar forma no ano passado. Mas agora tudo foi transformado em um documento com uma projeção real e uma data provisória que seria antes do final do ano.
Em Tandanor levantaram certas reservas para o assunto. Na verdade, o diretor do estaleiro estatal Jorge Arosa expressas no ano passado na Comissão Investigadora do Parlamento do afundamento do ARA San Juan eu vi com objeções a possibilidade de que a Argentina substituir a capacidade de submarinos com IKL no Brasil por duas razões: eles são de menor potência, o custo total de reparo destes não é conhecido e a capacidade de operabilidade dos navios brasileiros é menor que a da ARA Santa Fé, que é da Marinha Argentina e pode ser consertada a qualquer momento.
No entanto, da Marinha e do Ministério da Defesa eles estavam muito entusiasmados com a idéia de transferência de submarinos do Brasil e avançar em uma viagem com autoridades Tandanor e Marinha para Brasília no futuro imediato para conhecer em detalhe o estado da IKL oferecido pelo governo de Bolsonaro.
Ontem, ao fechar o encontro entre os ministérios da Defesa dos dois países na Embaixada do Brasil, Ministro Azevedo disse: "Este é um passo muito importante em um processo de cooperação estratégica eficaz entre os dois países Brasil e Argentina pode e deve. trabalhar juntos para explorar suas capacidades e potencialidades nas áreas industriais e tecnológicas ".
O próximo passo será especificar essas expressões de desejo em ações.
Nota Defesanet
Com a perda do ARA San Juan a Armada Argentina não tem um íunico submarino operacional na esquadra.
O editor
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