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Boeing conclui o primeiro voo do E-7 Wedgetail do Reino Unido

A Boeing completou o primeiro voo do E-7 Wedgetail do Reino Unido para a Royal Air Force (RAF). Uma equipe de testes de voo da Boeing realizou verificações funcionais durante o primeiro voo do Aeroporto de Birmingham, marcando um marco significativo na fase de testes e avaliação do programa.

Atualmente sem pintura, a aeronave é uma das três aeronaves 737 NG em solo britânico que estão sendo modificadas por uma equipe altamente qualificada de mais de 100 pessoas na STS Aviation Services em Birmingham.

“Esse voo de verificação funcional seguro e sistemático é um passo importante para a Boeing e a RAF como parte de nossos testes e avaliações rigorosos e extensos”, disse Stu Voboril, vice-presidente da Boeing e gerente do programa E-7. “Nossa equipe está empenhada em garantir que o E-7 ofereça a segurança, a qualidade e as capacidades que prometemos ao nosso cliente, enquanto nos preparamos para a entrega do primeiro E-7 Wedgetail do Reino Unido à RAF.”

O capitão de grupo Richard Osselton, diretor do programa Wedgetail da RAF, disse: “A realização do primeiro voo do Wedgetail é um marco significativo, representando um esforço extraordinário da equipe do programa da RAF, da DE&S, da Boeing e da STS Aviation. Agora vamos aproveitar esse sucesso e esperamos continuar a fase de teste e avaliação como parte de nossos preparativos para a entrada em serviço da aeronave.”

O Diretor de Suporte Aéreo da DE&S, Richard Murray, disse: “Este primeiro voo é um marco significativo para o programa e para nossa equipe, que trabalhou incansavelmente com nossos parceiros para progredir em um empreendimento extremamente complexo. Estamos avançando e forneceremos esse recurso essencial para a RAF”.

The UK E-7 Wedgetail takes flight for the first time. Three 737 NG aircraft are currently on British soil undergoing modification in Birmingham. (Boeing image) (PRNewsfoto/Boeing)

O E-7, comprovado em combate, detecta e identifica alvos adversários a longo alcance e rastreia várias ameaças aéreas e marítimas simultaneamente com cobertura de 360 graus por meio do sensor MESA (Multi-role Electronically Scanned Array). Ele fornece ao combatente uma conscientização crítica de vários domínios e uma vantagem de decisão de comando e controle.

“Estamos orgulhosos da robusta linha de modificação do E-7 que montamos no Reino Unido para fornecer a futura frota de Alerta Aéreo Antecipado e Controle da RAF”, disse Maria Laine, presidente da Boeing Reino Unido, Irlanda e Países Nórdicos. “Estamos empenhados em fornecer essa capacidade crucial para apoiar a segurança nacional do Reino Unido e contribuir para a estabilidade regional”.

A futura frota de E-7 do Reino Unido operará a partir da RAF Lossiemouth, na Escócia, onde os fornecedores e empreiteiros locais da Boeing estão quase concluindo as instalações de infraestrutura para apoiar sua entrada em serviço.

(PRNewsfoto/Boeing)

A RAF participa de um acordo trilateral com a Força Aérea Real Australiana (RAAF) e a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) para a interoperabilidade cooperativa do Wedgetail, desenvolvimento de capacidade, avaliação e teste, sustentação, operações, treinamento e segurança.

A RAAF, a Força Aérea da República da Coreia e a Força Aérea da Turquia operam atualmente o E-7. A Boeing também está construindo dois protótipos rápidos de aeronaves E-7 para a USAF e, em 2023, a OTAN anunciou a seleção do E-7 para sua missão AEW&C. A crescente frota global de E-7 oferece interoperabilidade de sistemas de missão, prontidão de missão e vantagens de custo de ciclo de vida, bem como um caminho de crescimento técnico comum para se manter à frente das ameaças globais.

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