Search
Close this search box.

Bélgica escolhe Torre Digital da SAAB para seis aeroportos

O acordo prevê a introdução faseada de torres digitais para um máximo de seis aeroportos e três centros na Bélgica. O acordo-quadro tem uma parte fixa e uma parte condicional para um valor total de cerca de 48 milhões de euros, financiado em 18 anos.

A primeira fase abrangerá os aeroportos de Liège e Charleroi e um centro em Namur. A entrega a Skeyes terá início em 2022, com o início das operações em 2024. A aviação é uma parte integrante da infraestrutura na Bélgica, e o programa de Torre Digital é uma forma prospectiva e inovadora de fornecer um serviço sustentável durante muitos anos, bem como um modelo potencial para a Europa.

"Nos orgulhamos de ter a confiança da Skeyes para entregar as Torres e Centros Digitais da SDATS para a sua futura infraestrutura de gestão de tráfego aéreo. Este acordo incluirá aeroportos maiores e mais complexos, combinados com uma implementação a nível nacional. Com as nossas Torres Digitais, os aeroportos da Bélgica possuirão novas capacidades de classe mundial. Vemos a Skeyes como uma parceira a longo prazo para melhorar ainda mais a nossa solução na próxima década", afirmou Per Ahl, CEO da SAAB Digital Air Traffic Solutions.

"A inovação é a chave para a Skeyes. Investimos continuamente em melhores métodos de trabalho e tecnologia de ponta para manter os nossos elevados padrões nos serviços de navegação aérea e manter seguros o tráfego aéreo nos aeroportos e o espaço aéreo belgas. Desta forma, preparamos o nosso futuro papel em um ambiente internacional em mudança e competitivo. O Céu Único Europeu (Single European Sky, ou SES), o tráfego aéreo não tripulado e a liberalização dos serviços de navegação aérea são apenas alguns dos desafios que se colocam. Também no nosso setor, a tecnologia é um dos importantes motores da mudança e as torres digitais são um grande desenvolvimento na navegação aérea. No SDATS encontramos um parceiro sólido para implementar o nosso projeto de torres digitais, começando em Namur para os aeroportos de Liège e Charleroi", disse Johan Decuyper, CEO da Skeyes.

A solução de gestão de tráfego aéreo digital do SDATS é um avanço no controle do tráfego aéreo e foi introduzida em 2015 na Suécia. Outros aeroportos já seguiram o exemplo, como em Cranfield, no aeroporto London City, e em Estocolmo, que já possui um novo centro de torres digitais, e que terá outro em 2022 em Schiphol.

A Skeyes é uma empresa líder e inovadora na prestação de serviços de navegação aérea. A SAAB Digital Air Traffic Solutions AB foi formada em 2016 como uma joint-venture entre a SAAB e o Fornecedor Sueco de Serviços de Navegação Aérea (LFV).

Ao combinar a experiência operacional única da LFV com as soluções técnicas de classe mundial da SAAB, a SAAB Digital Air Traffic Solutions pode gerir todo o processo, desde o planeamento e implementação até à administração dos serviços de gestão de tráfego aéreo. Como fornecedor tanto de tecnologia como de serviços, a empresa oferece novos e sofisticados serviços digitais aos aeroportos na Suécia e no exterior.

Compartilhar:

Leia também
Últimas Notícias

Inscreva-se na nossa newsletter