A Azul espera receber o primeiro Airbus A320neo em setembro de 2016. No total, seis aeronaves do modelo devem entrar na frota até o fim do ano, todas por meio de leasing da AerCap e Gecas.
A informação foi dada pela diretora Priscilla Branco em evento da ISTAT Americas, em Phoenix, nos Estados Unidos, ao site Flightglobal.
O recebimento dos aviões não foi alterado devido ao momento de recessão da economia brasileira que, inclusive, forçou a Azul a tirar 20 aeronaves da frota, 17 delas para a TAP (2 A330-200, seis ATR-72 e 9 Embraer E190) e outras três (E190) para a empresa de leasing Jetscape.
Com os A320neo – equipados com motores CFM LEAP-1A -, a Azul entra em outro patamar na concorrência com Avianca, Gol e TAM. Hoje, a empresa de David Neeleman opera aeronaves com capacidade máxima para 118 passageiros. Com o A320neo, a faixa sobe para 174, aumentando a oferta de assentos em algumas rotas – ainda não divulgadas.
A Azul tem encomenda para 53 A320neo e outros 10 A321neo, estes com entregas previstas para começarem em 2021.