O Aviso Hidroceanográfico Fluvial (AvHoFlu) “Rio Negro”, subordinado ao Serviço de Sinalização Náutica do Noroeste, completou seis anos de incorporação ao Serviço Ativo da Armada durante a comissão “LH/Farolex Rio Solimões II”, em 15 de agosto.
A comissão tem a missão de realizar a manutenção dos sinais náuticos localizados no Rio Solimões, sendo eles: Farolete Manacapuru e Farolete Barro Alto, e o Levantamento Hidrográfico (LH) nas proximidades do município de Iranduba-AM, a fim de gerar subsídios para a atualização do trecho da carta náutica, em cumprimento ao previsto no III Plano Cartográfico Náutico Brasileiro, além de manter o índice de eficácia dos sinais náuticos da área do Comando do 9º Distrito Naval.
O Rio Solimões, um dos principais rios da bacia amazônica, possui importância econômica para o estado do Amazonas, sendo a principal rota para o tráfego de gás natural e petróleo.
A atualização cartográfica e a manutenção dos sinais náuticos presentes nas margens do rio concorrem para a segurança da navegação em suas águas.
O “Ararajuba da Amazônia”, nome que representa o mascote do navio, foi projetado e construído no Brasil, sendo o último de uma série de quatro navios classe “Rio Tocantins”.