O que é Fuel Smart?
O custo crescente de combustível para jatos tem afetado seriamente a lucratividade de todas as transportadoras da indústria. O aumento de um centavo de dólar no preço de um galão de combustível traduz no custo adicional de 25 milhões de dólares anuais para a American Airlines. Apesar do preço do combustível ter flutuado nos últimos anos, os preços médios anuais vêm seguindo a tendência de alta desde 2003, tornando a conservação de combustível mais importante do que nunca.
Ano | Custo de Combustível para Jatos |
2003 | US$0,85 por galão |
2004 | US$1,16 por galão |
2005 | US$1,66 por galão |
2006 | US$1,97 por galão |
2007 | US$2,10 por galão |
2008 | US$3,03 por galão |
2009 | US$2,01 por galão |
2010 | US$2,32 por galão |
2011 | US$2,67 por galão (esperado) |
Como os preços elevados dos combustíveis continuam a afetar a indústria, a American tem procurado agressivamente qualquer potencial de economia. No ano passado, com o auxílio de funcionários de toda a companhia, a American produziu uma conservação de combustível anual média de 123 milhões de galões por meio do programa Fuel Smart. A 2,32 dólares por galão, o preço médio do combustível para jatos da companhia em 2010, isso cria uma média de economia de mais de 285 milhões de dólares.
O programa Fuel Smart, lançado em 2005, é um esforço liderado por funcionários para identificar, avaliar e implantar ideias que reduzem com segurança o consumo de combustível da empresa e continua a ser um passo pró-ativo que a companhia está tomando para combater o aumento nos preços de combustíveis.
Economia do Programa Fuel Smart
Ano |
Economia Milhões de litros |
Média Anual de Economia Baseado no Preço Médio de Combustíveis |
2005 | 317 | $139 mi (dólares) |
2006 | 359 | $187 mi (dólares) |
2007 | 363 | $202 mi (dólares) |
2008 | 420 | $352 mi (dólares) |
2009 | 408 | $217 mi (dólares) |
2010 | 465 | $285 mi (dólares) |
2011 | 526 (projeção) | $371 mi (dólares) (projeção) |
OBSERVAÇÕES:
·
A Média Anual de Economia refere-se ao valor economizado em certas iniciativas projetadas para um ano.
Ao todo, o programa economizou mais de 500 milhões de galões ( 2,858.bilões de litros) de combustível para jatos, avaliados em mais de um bilhão de dólares.
O Programa Fuel Smart também contribui para os esforços ambientais da American. Em 2011, a meta planejada da American Airlines de 139 milhões de galões 526 milhões de litros) também reduzirá as emissões de dióxido de carbono em 1,36 bilhões de quilos. O CO2 é a emissão que mais preocupa quanto à mudança climática e a American está comprometida em diminuir a quantidade de poluentes emitidos por sua frota de aeronaves.
A equipe do Programa Fuel Smart trabalha diariamente para priorizar ideias que oferecem os maiores benefícios em economia de combustível e facilitar a implantação e o engajamento dos funcionários da linha de frente. Essas ideias já oferecem grande potencial de economia de custos para a American e incluem:
TAXI MONOMOTOR: economizou 2,8 milhões de galões de combustível anualmente e reduziu a emissão de CO2 em aproximadamente 27 milhões de quilos em 2010
LAVAGEM DE MOTORES: economizou mais de 7,2 milhões de galões de combustível anualmente e reduziu a emissão de CO2 em 69,4 milhões de quilos em 2010.
WINGLETS: A instalação nos 737 e 757 foi completada, enquanto a instalação nas aeronaves 767-300ER continua este ano. Em 2010, essa iniciativa economizou 35,4 milhões de galões de combustível por ano e reduziu a emissão de CO2 em 342 milhões de quilos.
TRATOR PARA REBOQUE DE ALTA VELOCIDADE: Rebocar em vez de taxiar a aeronave entre terminais e hangares de manutenção economizou 3,6 milhões de galões de combustível por ano e reduziu a emissão de CO2 em aproximadamente 35 milhões de quilos.
REDUÇÃO DE PESO VAZIO BÁSICO (OEW) DA AERONAVE: Todo quilo removido de uma aeronave pode ajudar a economizar até 12 mil galões de combustível anualmente em toda a frota. Em outra perspectiva, se 45 quilos de peso desnecessário fossem removidos em toda a frota, mais de 1,2 milhão de galões de combustível seriam economizados por ano.Desde o início do Programa Fuel Smart em 2005, surgiram várias iniciativas importantes para a redução de peso que desempenharam um grande papel na economia de combustível, incluindo:
– A remoção de itens desnecessários das cabines, como equipamentos de telefone antigos, luzes de logotipo, mesas de galleys, porta-revistas e tomadas para barbeadores, economizando mais de 1 milhão de galões de combustível por ano.
– A substituição em cargueiros B757 e MD80 existentes por materiais mais leves, que economizarão quase 1,4 milhões de galões de combustível anualmente.
– A substituição do inventário atual da American de 19.000 carrinhos de catering por modelos mais novos fabricados com materiais mais leves. Esses novos carrinhos reduzem o peso médio da aeronave em 56 quilos e são projetadas ergonomicamente para facilitar o uso pelos funcionários. Após a atualização de todos os novos carrinhos mais leves, a American espera economizar mais de 1,8 milhão de galões de combustível anualmente e reduzir a emissão de CO2 em mais 17 milhões de quilos.
– A redução de água potável desnecessária nas frotas dos MD-80, 757, 767-300ER e 777, e ainda reter amplo suprimento para passageiros e tripulação, ajudam a American a economizar 2,4 milhões de galões de combustível anualmente pela redução de peso dessa água.